Febre do álbum de figurinhas da Copa conquista todas as idades

Nova mania dos brasileiros, álbum de figurinhas do mundial invadiu casas, escritórios e principalmente, bancas de jornal do centro

O vício de colecionar figurinhas e álbum da Copa – que já havia conquistado a todos no Mundial de 2010 – está maior este ano. A editora responsável pela fabricação do álbum não divulga quantos livros ilustrados foram vendidos até agora, dois meses após o início da venda de figurinhas. Contudo, só no Brasil, um dentre os 120 países onde o álbum está sendo comercializado, 8,5 milhões de unidades estão em circulação.

 

O livro ilustrado está nas bancas desde o dia 8 de abril, e cerca de 6,5 milhões de exemplares foram distribuídos gratuitamente, em ações promocionais. Até a presidente Dilma Rousseff foi contagiada pela febre das figurinhas e declarou, durante um jantar com jornalistas esportivos no mês passado, que estava colecionando junto com o seu neto, e que já havia completado o álbum.

 

Porém, completá-lo não está sendo uma tarefa fácil. A 10 dias da Copa do Mundo, milhares de pessoas, entre jovens e idosos, ainda estão em busca de figurinhas. Por isso, podemos ver diversos locais da cidade onde ocorrem trocas de figurinhas. Muitos colecionadores têm utilizado aplicativos, ou procurado em redes sociais possíveis pontos de troca. Além de locais famosos, como o estádio do Pacaembu ou a Praça Vitor Civita, a região central também tem recebido muitos colecionadores.

 

Um dos pontos de troca mais famosos na região central fica na junção entre a Rua da Direita e a Rua Álvares Penteado, formando o Largo da Misericórdia. Na banca de jornal do local, pessoas de todas as idades se reúnem e passam a tarde trocando figurinhas. Carlos Pejon, 48 anos, afirmou frequentar a banca de jornal há algumas semanas. “Faltam 22 figurinhas para mim. Antes eu colecionava para o meu filho, quando ele era pequeno. Agora que ele cresceu, colecionamos juntos”.

 

Eduardo Oliveira, 46 anos, declarou que sua paixão por colecionar é tão grande que está preenchendo dois álbuns simultaneamente. “Eu frequento pontos de troca pelo menos duas vezes por semana. No meu primeiro álbum falta uma figurinha, e no segundo faltam 30”, afirmou. E a febre não afetou só os homens. Entre as mulheres que trocavam figurinhas, Mércia de Oliveira, 51 anos, conseguiu cinco cromos somente nesta semana. “Troco figurinhas para o meu filho e para a minha nora. Comecei semana passada e já consegui quase todas, para o meu filho só falta uma!”, declarou.

 

O intuito dos colecionadores é completar o álbum antes do início do Mundial, que acontece no dia 12 de junho. Entre as figurinhas mais procuradas, estão os jogadores do Brasil e da Argentina.