Subprefeitura Sé removeu 74 carros abandonados em 2014

Trabalho foi intensificado na região do Glicério, onde foram recolhidos 15 carros em duas semanas

Desde o início de maio, a equipe de remoção de veículos abandonados da Subprefeitura Sé recolheu 15 carros no bairro do Glicério. Esse trabalho foi intensificado nas ruas Mário Margarido, São Paulo e Doutor Lund. Só neste ano, 151 automóveis foram adesivados em todo o perímetro da Sé. Destes, 74 foram removidos pela equipe e 77 retirados pelo proprietário.

O abandono de veículos em vias públicas causa problemas no trânsito, na locomoção de pedestres e interfere na execução dos serviços de varrição e limpeza de bueiros e bocas de lobo. Além disso, gera outros problemas como acúmulo de lixo e água parada.

Quando um veículo completa cinco dias estacionado no mesmo local, já pode ser considerado abandonado. Nestes casos, o fiscal vai até o local e, comprovando a suspeita de abandono, deixa uma notificação colada no veículo por mais cinco dias. Durante este período, a Subprefeitura verifica junto à polícia e aos órgãos de trânsito se o automóvel é proveniente de crime ou tem alguma pendência jurídica.

Ao final desse prazo, se o automóvel ainda estiver no local é guinchado até o um dos 28 pátios da cidade. O proprietário tem 90 dias para reaver o bem pagando uma multa no valor de R$ 14 mil. Os veículos recolhidos na região da Sé são destinados ao pátio do Canindé que fica na Rua Pascoal Ranieri, 75.

Depois de calculadas as estimativas de pesagem e os valores das sucatas que variam entre 25 e 40 centavos o quilo, a Subprefeitura estabelece um lance inicial e realiza leilões. Em 2013, foi realizado um leilão de carcaças que arrecadou cerca de R$ 6 mil. Outros leilões estão e fase programação para este ano.