Rede Hora Certa Móvel chega ao centro de São Paulo

O programa de saúde é uma parceria da prefeitura com o Centro de Integração de Educação e Saúde - o CIES. A unidade móvel, que ficará seis meses no Anhagabaú, realiza consultas, exames e cirurgias de pequeno e médio porte, com padrão de clínicas particulares.

As unidades móveis da Rede Hora Certa reduziram entre 80 e 90% a fila por exames nos bairros em que foram instaladas, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa para realizar exames na capital já contabilizou mais de 22 mil procedimentos em Ermelino Matarazzo, Brasilândia e Capela do Socorro.

Estrutura

A Carreta da Saúde mede 15 metros de comprimento. É dotada de um sistema automatizado que permite a abertura das laterais e perfaz uma área de aproximadamente 100 m². O centro médico móvel é autônomo. Possui quatro salas de atendimento climatizadas com equipamentos de diagnóstico de alta tecnologia, áreas de esterilização, duas áreas de espera, banheiros e elevador para pessoas com mobilidade reduzida.

Já os boxes da saúde são estruturas que chegam a ter 7,5m x 2,5m. São sistemas de saúde móvel autônomos, com abertura lateral automatizada ou não, que permite alcançar uma área de 45 m². Neles podem ser feitos atendimentos em até quatro especialidades. A unidade maior possui uma sala de raio-X ou mamografia digital, uma sala de ecocardiograma / ultrassonografia com banheiro e a recepção. Já o box menor abriga duas salas reversíveis, cada uma com um banheiro independente, que pode ser facilmente acoplada às outras unidades a fim de criar até mesmo um centro médico. Há ainda uma tenda de 5m x 5m usada como sala de espera.