Pré-Conferência da Assistência Social – Sé

A discussão que defini as novas diretrizes para o SUAS (Sistema Único de Assistência Social)

Foto: Wagner Origenes

Foto: Wagner Origenes

Cerca de 500 pessoas entre profissionais da Assistência Social, membros da sociedade e representantes de instituições governamentais reuniram-se nesta sexta-feira (28) para discutir os rumos das políticas de Assistência Social na Pré-Conferência da Assistência Social – Sé. O evento aconteceu na Unidade Bom Retiro do Instituto Dom Bosco, centro de São Paulo.

O tema central do evento é a Gestão e o financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), definido por meio de uma Portaria conjunta entre o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), SMADS e do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS/SP).

As pré-conferências foram determinadas de acordo com a divisão das 31 Subprefeituras para garantir maior participação popular no processo conferêncial.

O chefe de gabinete da Subprefeitura Sé, falou sobre a importância da mobilização no desenvolvimento do processo democrático. Ele também ressaltou a necessidade da integração entre as diversas áreas do governo, para atender com maior eficiência as demandas da sociedade no projeto ‘Integra Sé’.

A Secretaria Municipal da Assistência Social, enfatizou que órgãos do governo e membros da sociedade civil precisam trabalhar juntos na construção de políticas mais humanas e igualitárias.

O debate terá seis eixos temáticos; dentre eles: o cofinanciamento obrigatório da assistência social, gestão de SUAS, do trabalho, serviços, programas e projetos e regionalização.