Centro de São Paulo: palco de muitos eventos culturais

Confira o passo a passo para realizar um evento na região central da cidade

Para quem não sabe, a região central de São Paulo é uma das mais requisitadas para a realização de eventos na cidade. Mensalmente, chegam ao departamento de eventos da Subprefeitura Sé, uma média de 90 pedidos. Dentre eles, gravações de comerciais de TV, exposições de fotografias, feiras, trabalhos de universidades, filmagens de curta metragens, novelas etc.

Mas para que qualquer coisa possa ser feita, é necessário entrar, primeiro, em contato com o departamento de eventos da Subprefeitura da Sé por telefone ou e-mail. Uma vez feito o contato, a Sub Sé envia a empresa ou pessoa um formulário que deve ser preenchido e devolvido também por e-mail.

 

Para os eventos de grande porte, com mais de 500 pessoas, como shows, é necessário que a solicitação seja feita com 30 dias de antecedência. A SUSL, Supervisão de Licenciamento e Aprovação de Projetos, que trabalha em conjunto com a assessoria de eventos da Sub Sé, fica responsável pela documentação necessária para a realização do evento. Assim, é calculada e cobrada através de um boleto, uma taxa de uso e ocupação do solo, que varia de R$ 5 a R$ 5 mil, de acordo com a metragem do espaço a ser usado numa determinada região do centro. O boleto para pagamento dessa taxa é retirado na Praça de Atendimento, que fica na Rua Álvares Penteado, 53. Depois de paga, é necessário enviar o comprovante ao departamento de eventos. Depois de autorizado os idealizadores do evento podem retirar o documento original na sede da subprefeitura.

Para eventos de médio porte, como feiras, apresentações de danças e bandas sem palco e exposições de fotos, o prazo para a solicitação do espaço é de 10 dias. A taxa também é cobrada através de boleto e o termo de autorização pode ser retirado também no prédio da Subprefeitura da Sé. E para eventos pequenos, como registros fotográficos e filmagens de comerciais, a taxa não é cobrada. Mas é preciso que a assessoria de eventos seja comunicada com 5 dias de antecedência.

 

A CET, Companhia de Engenharia de Trafego e a Policia Militar também precisam ser avisadas para que possam organizar o tráfego e o policiamento no local.