Jovens do Centro assistem à peça sobre conflitos da adolescência

Jovens das escolas municipais e das casas de abrigo da região central refletem sobre os problemas da adolescência de forma poética.

Cerca de 160 adolescentes assistem à peça Alice e Gabriel - Diário de Uma paixão, que trata das inseguranças e conflitos dessa fase da vida. Um grupo de jovens assiste ao espetáculo nesta quarta-feira (14), às 14h30, no teatro Julia Bergmann.

A peça conta a história de dois jovens se conhecem em uma praia e mantêm um relacionamento à distância por meio de e-mails, telefonemas e encontros bem esporádicos. Usando como pano de fundo a relação de dois jovens de cidades distantes e idades diferentes o texto acompanha o processo de transformação e amadurecimento de um grupo de adolescentes. Em linguagem descontraída, o texto aborda temas como preconceito, violência urbana, primeiro amor e iniciação sexual.

A iniciativa integra ações desenvolvidas a partir da parceria entre Coordenação de projetos educativos da Subprefeitura Sé com o Instituto Julia Bergmann. "Além de oferecer aos jovens um momento de reflexão, a ida ao teatro dá a oportunidade para que eles tenham contato com as artes cênicas", explica a coordenadora Olga Arruda.

O passeio cultural também promove a integração entre os jovens das casas de acolhida e os alunos da rede municipal. "Esta troca entre jovens com experiências de vida tão diferentes também traz um aprendizado fundamental para a formação destes adolescentes como cidadãos", conclui Olga.

Esta não é a primeira ação realizada com estes jovens. Com o projeto O Centro pode ser uma sala de aula, eles têm conhecido a história da Cidade e os equipamentos disponíveis na região central. "É importante que o jovem tenha acesso a todos os equipamentos disponíveis. Descobrir o teatro, a história regional, se apropriar dos espaços públicos, ajuda a formar um munícipe mais comprometido com a melhoria da Cidade", afirma Andrea Matarazzo, subprefeito da Sé e secretário da Coordenação das Subprefeituras.

Serviço
Espetáculo Alice e Gabriel - Diário de uma paixão
Data: 14 de junho
Horário: 14h30
Local: Teatro Julia Bergmann - Rua Cruzeiro, 256 - Barra Funda