Nova Luz: projeto é apresentado a empresários de Tecnologia da Informação

Um grupo de executivos, clientes e gestores das maiores empresas do mercado brasileiro, além de empresários estrangeiros, conheceu o projeto Nova Luz e os incentivos fiscais para empresas instaladas na região.

A apresentação, feita por Antonio Zagatto, responsável da Subprefeitura Sé pela requalificação da Nova Luz, aconteceu na manhã desta quarta-feira (26), no Contact center Offshore Brasil, evento com o objetivo de fomentar negócios internacionais na cidade.

Para que a região comece a ter sua realidade modificada, precisa, além da ação do Poder Público, do empreendedorismo da iniciativa privada. “A instalação de empresas na região é um dos motores poderosos para se requalificar a Nova Luz”, afirma Zagatto. O projeto abrange aproximadamente 225 hectares e vai além de revitalizar uma área antes estigmatizada como “Cracolândia”. Pretende criar uma região exemplar, nova e arrojada, a partir de um mix que cria novas opções de moradia e novos equipamentos públicos, preserva o patrimônio arquitetônico existente, respeita e estimula a vocação econômica da região e abre horizontes para novos segmentos.

Para viabilizar o projeto já foram aprovadas lei e regulamentação que estabelecem incentivos fiscais para a instalação de empresas na região e o decreto que declara de utilidade pública algumas áreas passíveis de desapropriação. A primeira fase prevê intervenções em 23 quadras. As desapropriações vão se restringir a imóveis irrecuperáveis e áreas destinadas à instalação de equipamentos públicos. Do ponto de vista do investimento, as primeiras iniciativas caberão ao Poder Público. Nas quadras selecionadas como piloto para o projeto já estão definidas desapropriações e demolições que darão lugar à nova sede da Subprefeitura Sé e da Secretaria de Serviços, base da Guarda Civil Metropolitana e Companhia de Processamento de Dados do Município, além de uma escola municipal, que também atenderá à demanda de lazer dos moradores da área.

As ações da Subprefeitura Sé começaram em 2005 com o início de fiscalizações sistemáticas, que provocaram o lacramento de hotéis, bares, “empresas” de ferro-velho e depósitos clandestinos. Paralelamente, iniciou-se também um trabalho social junto à comunidade, em especial às crianças, que culminará futuramente com atendimento, encaminhamento, por meio de uma parceria com o Hospital das Clínicas, para tratamento psiquiátrico de dependentes químicos e suas famílias.