25/06/2010 10h39

Share

Mercadão fecha neste domingo para limpeza

Procedimento passa a ser realizado pela Secretaria das Subprefeituras, em conjunto com a já constante limpeza diária

Mais famoso mercado de São Paulo, o Mercado Municipal da Cantareira terá neste domingo, 27 de junho, um “banho” de higienização, revisão e ajuste de maquinários, como câmaras de refrigeração. A “super limpeza” da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, que agora passará a fazer parte da rotina do Mercadão, será complementar à limpeza rotineira e diária que já acontece.

Além da estrutura física, a iniciativa incluirá alimentos, que serão conferidos e, posteriormente, realocados nas bancas. Para que o projeto seja completo o Mercadão fechará duas portas durante todo o dia.

O objetivo é garantir a qualidade de produtos e serviços, oferecendo alimentos “seguros”, além de dinamizar a comercialização no setor. Cada permissionário receberá um roteiro preparado pela Supervisão Geral de Abastecimento da Secretaria com os procedimentos de limpeza destinados ao seu ramo de atividade.

"O Mercadão já é reconhecido por sua qualidade e limpeza. Mas resolvemos dar um passo além, já que é fundamental que sempre todo o ambiente esteja completamente limpo e com organização exemplar. Apesar da limpeza ser diária, para os permissionários nem sempre é possível realizar uma grande força-tarefa por coincidir com os horários de atendimento. Por isso, incluímos o programa de limpeza em nossas rotinas", afirma o supervisor geral de Abastecimento, José Roberto Graziano.

 

Além da limpeza diária e agora da “super limpeza”, a cada quatro meses os mercados municipais de São Paulo já passam por uma inspeção sanitária, sendo vistoriados por uma equipe de engenheiros agrônomos, veterinários e nutricionistas da Secretaria.

 

"Estamos trabalhando para que a população enxergue os mercados como um ambiente também para grandes compras, como no varejo, e não somente para passear ou comer", finaliza Graziano.

 

 

 

Mercadão, o mais paulistano de todos os mercados

Conhecido por sua riqueza gastronômica, o Mercado Municipal Paulistano, também chamado de Mercado da Cantareira, ou simplesmente Mercadão, abriga cerca de 300 boxes e recebe aproximadamente 50 mil pessoas por semana.

Em 2004 ganhou um mezanino de dois mil metros quadrados, destinado à praça de alimentação. Desde então, os mais variados cursos, projetos de gastronomia, shows, feiras e apresentações têm feito do Mercado da Cantareira um dos principais pontos turísticos da capital.

O Mercadão funciona de segunda-feira a sábado, das 6h às 18h. No atacado, funciona também de segunda-feira a sábado das 22h às 6h. Aos domingos e feriados seu funcionamento é das 6h às 16h.