Festa dos Povos realizada pela subprefeitura São Miguel reúne moradores na comemoração dos 393 anos do bairro

Em meio a diversas atrações de diferentes culturas, o evento possibilitou a integração dos povos e suas tradições

O mês de setembro é especial para São Miguel, pois, em 2015, o bairro faz 393 anos. Em comemoração a esta data especial, a Subprefeitura São Miguel, sob coordenação da ONG Jovens do Brasil, realizaram a festa denominada Festa dos Povos, que está se tornando um evento tradicional com diversas atrações culturais que possibilitam o encontro de colônias que o bairro abriga, fazendo uma viagem às suas tradições através de comidas típicas, apresentações e barracas de artesanato representando cada região do Brasil.

Com início na manhã do último sábado (19), a Festa dos Povos aconteceu na Praça Fortunato da Silveira (Praça do Morumbizinho), localizada na Vila Jacuí. Grupos de dança abriram o evento e a programação seguiu com apresentações musicais de diversas bandas locais e covers de artistas consagrados.

Na parte gastronômica, a Festa dos Povos contou com 26 barracas de comidas típicas de diferentes regiões do Brasil e do mundo, organizadas por membros de entidades sociais que desenvolvem trabalhos no bairro. Para tanto, uma praça de alimentação foi montada a fim de proporcionar conforto ao público.

Para aguçar a imaginação de crianças e adolescentes, a festa contou também com oficinas, atividades literárias e apresentações teatrais. Na parte artística, houve workshops e oficinas de pintura, mediados pela artista plástica Adinéia Batatinha, além da exposição de trabalhos de artesãos e artesãs locais.

Para a criançada, brinquedos como o pula-pula e cama elástica foram instalados nas dependências da praça. As pessoas puderam levar uma recordação desta edição da festa, que consiste numa foto com moldura baseada na obra de Adinéia Batatinha, inspirada na Festa dos Povos.

O subprefeito de São Miguel falou sobre a importância de os munícipes ocuparem a praça para o lazer e, consequentemente, valorizarem o local onde moram.

O evento contou com o apoio institucional da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Metropolitana, CET, SPTrans, SABESP, Associação Comercial – Distrital São Miguel, importante apoio de empresas privadas, além da presença de representantes do Governo Local, sendo todos de extrema importância tanto antes do evento e na organização e participação de reuniões, quanto durante o evento, prestando todo tipo de apoio nos momentos necessários.