Prefeito de SP, secretário de Saúde e subprefeito de São Miguel visitam obras de construção da UBS Jardim Romano II

Além do local da construção, autoridades visitaram o CEU Parque São Carlos

São Miguel Paulista ganhará mais uma UBS - Unidade Básica de Saúde, totalizando três unidades, sendo uma em cada distrito (Vila Jacuí, Jardim Helena e São Miguel Paulista). A SIURB (Secretaria de Infraestrutura Urbana), por meio do Departamento de Edificações (EDIF), iniciou em agosto deste ano as obras da UBS Jardim Helena/Jardim Romano II, localizada na Rua Catulé com a Rua Capachós. O valor da obra é de R$ 3,845 milhões, com previsão para término no segundo semestre de 2016.

Nesta quinta-feira, 17, o prefeito de São Paulo, o secretário de Saúde e o subprefeito de São Miguel compareceram às obras para visita e conversa com os munícipes. O subprefeito agradeceu pela presença do secretário e do prefeito – que vem fazendo constantes visitas ao distrito –, pelo trabalho de todos os envolvidos na execução da UBS, e convidou a todos para a Festa dos Povos que acontecerá no próximo final de semana, 19 e 20 de setembro, e que faz parte dos Festejos do 393º aniversário de São Miguel. Além dos agradecimentos, o subprefeito salientou a implantação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Tito Lopes, localizada na Avenida Pires do Rio e com construção já iniciada.

O terreno que receberá a nova UBS tem 1.354 m², onde serão construídos dois pavimentos. A obra está em fase de movimentação de terra, montagem de canteiro de obras e início das fundações.

A nova UBS será composta por consultórios; consultórios acessíveis; banheiros feminino, masculino e acessíveis; elevador; área de expurgo; salas de curativos, de esterilização e de enfermagem; farmácia; sala de vacina; sala de espera; depósito; vestiários; almoxarifado; copa; refeitório; administração; ouvidoria; sala de reuniões; sala de apoio; recepção; arquivos; raio-X; odontologia; DML (manipulação de banco de dados); observação; medicação; inalação; fraldário, etc.

Em sua fala, o secretário de Saúde frisou a importância do serviço de qualidade que as novas unidades de saúde devem ter. Agradeceu à SIURB pela parceria e parabenizou ao prefeito e aos munícipes pela conquista.

Em seguida, o prefeito frisou a importância da implantação das unidades e afirmou que, mais importante do que resolver a questão da saúde pública é atuar na prevenção dos problemas, citando realizações da prefeitura em prol da saúde da população, como a redução da velocidade em vias e a colocação de ciclovias. O impacto positivo na saúde resultou na diminuição das filas de exames e o próximo desafio da prefeitura é, através dos Hospitais Dia, diminuir as filas para cirurgias. São Miguel foi contemplado com uma unidade, inaugurada em janeiro de 2015. A meta da prefeitura, durante o atual mandato, é construir 20 Hospitais Dia físicos, 10 Hospitais Dia móveis, 3 Hospitais Gerais, 16 UBSs, reforma de 44 UBSs e 15 UPAs na cidade de São Paulo.

O prefeito declarou, ainda, que deve haver a colaboração dos munícipes a fim de manter o bom estado das unidades, bem como a cidade devidamente limpa, bonita e livre de entulhos e lixos depositados irregularmente. Ao final, parabenizou a todos e agradeceu ao subprefeito e ao secretário de Saúde.

Após as declarações, as autoridades, reunidas com suas respectivas equipes, dirigiram-se ao CEU Parque São Carlos para visita ao campo de futebol e, posteriormente, ao ateliê com exposição de pinturas em tela feitas por minigrupos de crianças.

UBSs – endereços
UBS Jardim São Carlos: Av. César Augusto Romano, 2.500 – Vila Jacuí;
UBS Cidade Nova São Miguel: Av. Rosária, 901 x Rua Mohamad Ibrahim Saleh – São Miguel Paulista;
UBS Jardim Helena | Jardim Romano II: Rua Catulé x Rua dos Capachos – Jardim Helena.

UPA – endereço
UPA AMA Tito Lopes: Av. Pires do Rio – São Miguel Paulista.

 

Meninos no campo de futebol no CEU Parque São Carlos

 

Ateliê com pinturas em tela feitas pelas crianças do minigrupo do CEU Parque São Carlos