Representantes da CET e SPTrans comparecem à Subprefeitura São Miguel para apresentação de projetos

Os planos fazem parte do PlanMob (Plano Municipal de Mobilidade de São Paulo) e visa à melhora da mobilidade urbana da cidade

Na última quinta-feira (19) as representantes Carolina Gorga, da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e Cidinha e Denise, da SPTrans (São Paulo Transportes), compareceram ao auditório da Subprefeitura São Miguel com o objetivo de apresentar os projetos contidos no PlanMob (Plano Municipal de Mobilidade de São Paulo), que prioriza a circulação do transporte coletivo urbano e dos meios não motorizados também, como as bicicletas.

A representante da CET, Carolina Gorga, iniciou comentando sobre o trabalho conjunto das duas companhias: “Tanto a CET como a SPTrans trabalham de forma muito integrada para que tudo isso funcione”.

Abaixo, constam os tópicos apresentados na reunião, de acordo com cada companhia:

CET
Carolina mostrou fotos comparando a mobilidade urbana de antigamente com a atual com o intuito de expor as mudanças significativas que São Paulo teve, frisando a importante contribuição também ao meio ambiente.

Faixas exclusivas
À direita: foram feitos 122 quilômetros e a meta é de 460 até o final deste ano.
À esquerda: Carolina relatou que a ideia é que este projeto se aprimore em curto, médio e longo prazo.

A construção das faixas e corredores exclusivos para ônibus exige uma interface muito grande da CET para que haja um acompanhamento das obras, pois as mesmas interferem diretamente no fluxo dos automóveis. Os carros dispõem de 17 mil quilômetros de viário para utilização, e a infraestrutura para transporte coletivo ônibus, que corresponde a 3% da frota que ocupa esse espaço, gira em torno de 4 mil no perímetro de circulação.

Plano de Interligação e Instalação de bicicletários
Há também o plano de interligação de cada vez mais terminais de ônibus aos de metrô e CPTM, que possibilita uma economia de tempo nas viagens, e também a instalação de bicicletários nesses locais. Vale lembrar que no Jardim Helena já foram feitas pesquisas focais identificando a grande utilização da bicicleta como meio de transporte, e o propósito é criar uma rede de infraestrutura na qual haja a possibilidade dos intermodais se comunicarem entre si, de modo que se possa fazer deslocamentos mais ágeis e qualitativos.

Fiscalização de velocidade
A CET tem em vista aumentar o número dos radares de velocidade na cidade, pois a maioria das infrações aplicadas é decorrente desse recurso tecnológico de fiscalização. A partir dos anos 90, momento em que os radares foram aplicados, o número de mortes em 1 ano reduziu em 50%. Também faz parte da fiscalização a equipe de agentes de autoridade de trânsito, que tem o poder de autuar.

Plano de Segurança viária
O Plano de Segurança Viária foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) e objetiva reduzir em 50% o número de mortos por acidentes de trânsito até 2020. Em 2013, houve 1.152 mortes – um número alto, ainda –, porém, há aproximadamente 30 anos, a ocorrência era dobrada.

Monitoramento por centrais de tráfego
São as centrais de tráfego conectadas aos semáforos inteligentes. Os semáforos inteligentes são aqueles conectados à central e que alteram automaticamente o seu tempo de espera de acordo com o fluxo de veículos no local. Atualmente há cerca de 5.700 semáforos na cidade, mas somente um pouco mais de 100 são inteligentes. A ideia é aprimorar isso nos próximos 15 anos.

Ampliação da Rede Cicloviária
A meta da prefeitura até o final do ano é a de implantar 400 quilômetros de ciclovias. Semanalmente acontecem as inaugurações de ciclovias e ciclofaixas, e Carolina demonstrou-se otimista: “certamente vamos atingir essa meta até o final do ano” – afirmou.

SPTrans
Cidinha, representante da SPTrans, abriu a sua apresentação relembrando sobre a implantação do Bilhete Único em São Paulo, medida que foi bem aceita pela população e trouxe vários benefícios, como a integração e consequente economia de dinheiro.

Relatou que o objetivo da criação da nova rede de transporte é facilitar o uso, disponibilidade e flexibilidade dos trajetos. Isso será feito em serviço em rede, em que:

• Os ônibus terão maior frequência, diminuindo o tempo de espera, trazendo benefícios aos usuários;
• Haverá um cumprimento melhor das programações horárias estabelecidas, em que o usuário poderá prever o seu tempo de viagem, se deslocando da maneira que ele achar melhor, isso com conforto e segurança;
• Mais iluminação nos pontos.

Vale ressaltar que a Subprefeitura São Miguel e a CET trabalham juntamente com a SPTrans e com a Ilume nestes quesitos de conforto, segurança e iluminação, além da questão do uso de uniformes por parte dos motoristas. Tudo isso é realizado com um treinamento de equipes a todos os componentes, não só aos operadores, com o devido acompanhamento.

Desenvolvimento do trabalho
De acordo com a representante, o desafio neste trabalho é o de começar de uma forma diferente: pela menor demanda. Isso porque atualmente, no horário entrepico, à noite ou aos finais de semana, o tempo de espera é muito grande. Nota-se que há uma frequência boa num horário que tem muita gente ou num bairro que tem uma maior demanda, mas em outros acaba que, por ter um número menor de pessoas, a constância de transportes cai e os passageiros esperam por muito tempo.

O início do desenvolvimento do trabalho se deu com a Rede de Ônibus da Madrugada, horário em que há menor demanda de usuários. A média por mês de passageiros é de 40 mil, o que é um número baixo em relação aos dias úteis; Na sequência, a atenção é voltada para os domingos, dias em que a demanda é baixa, porém maior que na madrugada, em torno de 160 mil passageiros; Posteriormente, virá a rede aos sábados, seguida da nos entrepicos e dias úteis, em que há uma demanda parecida (aproximadamente 270 mil passageiros); e, por último, no horário de pico, em que já existe um serviço que atende às demandas, mas que necessita de uma melhoria.

Rede da Madrugada
A Rede flexibiliza e amplia as condições de deslocamento entre a origem e o destino que melhor convier ao passageiro. Ela disponibiliza uma malha interligada de linhas que possibilitam ao usuário dirigir-se à maneira que melhor lhe convier. No ponto de conexão, é possível que o passageiro tome outra linha para outro destino, utilizando a integração do bilhete único.

Pontos de conexão
São os cruzamentos de vias principais ou não, que irão possibilitar o deslocamento entre um ônibus e outro. Eles terão indicações com o número das linhas e os intervalos que elas oferecerão.

Redes Estruturais
É um serviço que complementa os serviços de trilhos (metrô e CPTM), que liga subcentros regionais a regiões centrais.

Características
• Atenderá uma demanda maior e com veículos de maior capacidade;
• Contará com a Rede Reforço nos horários de picos;
• Funcionará o dia inteiro;
• Terá um percurso mais direto;
• Com intervalo máximo de:
- 5 minutos nos dias úteis;
- 10 minutos aos domingos e feriados;
- 15 minutos na Rede da Madrugada.

Linha Reforço
A linha reforço funcionará apenas nos horários de pico nos terminais dos bairros. O objetivo será dar um reforço para uma linha já existente, onde existe uma demanda muito grande de pessoas. Os veículos também serão de grande porte e a frequência máxima de veículos será de 5 veículos por hora, com extensão de 5 quilômetros e tempo estimado de 15 minutos por percurso.

Redes Locais
São as redes que “alimentarão” as Redes Estruturais, interligando os bairros, disponibilizando acesso ao centro e a equipamentos locais. Atenderá às demandas menores. Parte do projeto já está implantada, mas o sistema ainda não está totalmente montado.

A linha local não utiliza corredores de viários principais de forma direta pra um setor central, mas os utilizará, em algum momento, para a ligação com as linhas estruturais. Ela operará com veículos de menor capacidade, e os intervalos são:

• 10 minutos nos dias úteis e sábados;
• 20 minutos aos domingos e feriado;
• 30 minutos na madrugada.

A extensão máxima será de 10 quilômetros, com tempo estimado de 30 minutos de percurso.

Previsão para implantação
Rede da Madrugada: feita em fevereiro de 2015;
Domingos: julho de 2015;
Entrepicos, dias úteis e sábados: dezembro de 2015;
Rede Reforço: prevista para julho de 2016.

 

Mais informações no link: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/planmob/