Inauguração do Hospital Dia em São Miguel Paulista!

Evento de inauguração aconteceu na última sexta-feira, dia 23 de janeiro

 São Miguel Paulista ganhou um equipamento de saúde ampliado e reformado. Na última sexta-feira (23) houve a inauguração do Hospital Dia Rede Hora Certa no bairro. O evento foi direcionado pelo prefeito de São Paulo Fernando Haddad, com a presença de moradores da região, dos Subprefeitos de São Miguel e Itaim Paulista e da Subprefeita da Cidade Tiradentes, do Deputado Federal Paulo Teixeira, dos secretários municipais Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida), José de Filippi Júnior (Saúde), Denise Motta Dau (Políticas para as Mulheres), Artur Henrique (Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo), Nunzio Briguglio (Comunicação), além do Coordenador das subprefeituras Ricardo Teixeira, do recém nomeado secretário de Fernando Haddad Eduardo Suplicy, e dos Vereadores Vavá dos Transportes e Paulo Frange. A ocasião também contou com a presença do Presidente da Associação Comercial distrital São Miguel Fernando Velucci e do representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Arlindo Miragaia.

A unidade inaugurada está localizada onde funcionava o Ambulatório de Especialidades Dr. Tito Lopes da Silva e possui 3.860 metros quadrados. As obras duraram um ano e oito meses e tiveram investimento de R$ 13 milhões. O equipamento foi totalmente reformado e ampliado para atender as necessidades locais e contará, inicialmente, com 10 especialidades médicas, sendo elas: cirurgias eletivas de baixas e médias complexidades, exames de apoio diagnóstico, consultas odontológicas e centro de reabilitação especializado. Na segunda etapa, prevista para o segundo semestre deste ano, serão 23 especialidades, com a inclusão de cirurgias de média complexidade e 21 exames de apoio diagnósticos. A capacidade inicial é de seis mil atendimentos e previsão de realização de 150 cirurgias de catarata por mês.

Segundo o Prefeito Fernando Haddad, o Hospital Dia ajudará a “desafogar” o movimento dos grandes hospitais públicos: “Nós sobrecarregamos muito os hospitais gerais com cirurgias ambulatoriais que não exigem internação. A minha proposta de 2 anos atrás era entregar para a cidade os hospitais Dia, onde você tem o agendamento da consulta, do exame e da cirurgia no mesmo lugar”, afirmou. Sendo assim, a unidade será um intermédio entre os hospitais de maior porte e as UBSs (Unidade Básica de Saúde), atendendo a algumas demandas de ambos os equipamentos. Haddad também mencionou que a unidade agilizará na realização de diversos procedimentos que exigem espera e frisou que as filas para o agendamento de exames diminuíram em sua gestão: “Nós derrubamos de 810 para 620 mil procedimentos aguardando agendamento. Antes da minha posse, a fila aumentava 20% ao ano... Mas ainda temos um longo caminho a percorrer. Eu duvido que tenha um equipamento de saúde privado aqui em São Miguel Paulista com a qualidade que vocês vão ter aqui dentro. Esse é o SUS que nós estamos construindo na cidade de São Paulo!”, disse.

"O bairro de São Miguel Paulista recebe hoje uma das mais belas e avançadas unidades de saúde especializada do nosso município. Sabemos que esta unidade não atenderá somente sua área de abrangência, mas também outras regiões próximas, onde não existem os serviços que aqui serão prestados", disse Paulo Roberto Beninelo, membro do Conselho Gestor da Supervisão de Saúde de São Miguel Paulista e do Conselho Municipal de Saúde.

Em sua saudação, o Subprefeito de São Miguel disse que Haddad tem feito obras importantes para a população de São Miguel, citando a da Curva do S, que melhorou muito o tráfego na Vila Itaim. Concluiu dizendo que com os cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) nas escolas municipais, os de ensino superior nos CEUs e a instalação de unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) em São Miguel, todos terão acesso gratuitamente à educação de qualidade, ampliação de conhecimentos, oportunidades de crescimento pessoal e um bom futuro profissional.