Alunos da EMEF Dr. Pedro Aleixo homenageiam o subprefeito de São Miguel Paulista no Projeto Câmara Mirim

Também atuante como professor, o subprefeito recebeu a homenagem no último sábado, dia 29 de novembro, por possibilitar a viagem dos alunos à Brasília para participarem da Câmara Mirim

Neste sábado (29) o subprefeito de São Miguel Paulista foi homenageado por alunos e professores da EMEF Dr. Pedro Aleixo, localizada no Jardim Pedro José Nunes, por ter promovido a eles uma viagem à Brasília, onde os estudantes participaram do Câmara Mirim.

Um pouco mais sobre o Projeto Câmara Mirim

Para quem não sabe, o projeto Câmara Mirim tem como objetivo principal despertar o interesse de estudantes do ensino fundamental pela política brasileira e com isso mostrar como é a prática do poder Legislativo. E isso tudo acontece através do deslocamento de alguns alunos, mães e professores até a Câmara dos Deputados, localizada em Brasília, para que os estudantes apresentem, debatam e votem nos projetos de lei.
Assim, no dia 29 de outubro deste ano, após vencerem um concurso nacional, os estudantes da EMEF Dr. Pedro Aleixo viajaram de avião ao Distrito Federal, onde se tornaram deputados por um dia. Ao
todo foram 25 alunos, 5 educadores e 5 mães. A ação foi intermediada pelo subprefeito de São Miguel junto ao representante da Secretaria Municipal de Educação Rogério dos Anjos, que, juntamente ao secretário de Educação, propiciou as condições para que houvesse o acontecimento. Por ser também professor, o subprefeito frisou a importância da participação ativa dos alunos de todas as idades na política brasileira.
Na ocasião, os estudantes trataram de temas importantes, como o trabalho infantil, despoluição de rios, construção de novas bibliotecas nas cidades, Bolsa Cultura e a violência contra as mulheres.
Ainda na oportunidade, a aluna Carolini Duarte Rocha Lima de Oliveira, representante da EMEF, se apresentou no Plenário da Câmara, relatando a importância da recuperação paralela aos alunos das escolas municipais.
Ao final do evento, a delegação da EMEF fez uma carta de agradecimento ao subprefeito, expressando a gratidão por seu esforço em promover a viagem para a participação dos alunos na Câmara Mirim.

“Vivenciamos de perto que o senhor, na função de subprefeito, agiu como um professor que é, preocupando-se em valorizar a escola pública da zona leste de São Paulo.”

Na carta, os alunos relataram que a investida lhes proporcionou um grande aprendizado e iniciativa por comparecerem pessoalmente ao Plenário da Câmara, apresentando e votando nos Projetos de Lei. Destacaram, também, sobre a necessidade que os cidadãos têm em dar o melhor de si no exercício de suas funções públicas, agindo cada vez mais pela defesa dos interesses da sociedade como um todo.
O subprefeito ficou honrado com a homenagem e, juntamente à equipe da subprefeitura, prometeu continuar trabalhando para que estes eventos sejam cada vez mais constantes, declarando ainda que essa experiência mostrou-se bastante enriquecedora, pois aulas extraclasse, além de ampliarem a grade curricular dos alunos, dispõem de conhecimentos práticos e benéficos, tornando-os cidadãos cada vez mais participativos e motivados, haja vista que a EMEF Dr. Pedro Aleixo é a primeira a estar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB desta Coordenadoria de Educação.

Assim, desejamos Parabéns à direção, professores, funcionários e principalmente aos estudantes da EMEF Dr. Pedro Aleixo pelo sucesso do evento!