Alunos da EMEF Faveira do Mato conversam com Subprefeito de São Miguel reivindicando melhorias na região

Professora de História e alunos do 9º ano comparecem à subprefeitura para discutir sobre problemas e solicitar soluções das autoridades responsáveis

Os alunos da EMEF Faveira do Mato, juntamente da professora de História Andréia Vitória, foram pessoalmente à subprefeitura de São Miguel na última quarta-feira, dia 19 de novembro, a fim de conversarem com o Subprefeito sobre a atual situação da região e reivindicar por melhorias em alguns aspectos.


Dentre os assuntos discutidos, estava a questão do frequente uso de drogas nas praças ao redor da escola. Sobre isso, o Subprefeito informou que há parceria da subprefeitura com a Guarda Civil Municipal (GCM) e com a Polícia Militar para que a segurança seja preservada, frisando o dia em que dois meninos foram encontrados pela PM usando drogas na Praça Fortunato da Silveira – mais conhecida como Praça do Morumbizinho – e levados à Universidade Cruzeiro do Sul, para que lá seus pais fossem convocados. O Subprefeito disse também que o problema de viciados deve ser tratado como questão de saúde pública, e não criminal. Em São Miguel, por exemplo, existem unidades do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, que atendem pessoas que desejam se recuperar do uso de drogas.


Os alunos questionaram, ainda, sobre o problema dos animais abandonados na região e reivindicaram por soluções. A subprefeitura vem fazendo eventos de adoção em praças e apreendendo animais que são vendidos ilegalmente nos arredores de São Miguel, os levando ao Parque Ecológico para serem devidamente tratados e posteriormente adotados. O Subprefeito falou ainda que as ONGs têm de se juntar à subprefeitura para tratar do problema de forma mais intensa, acolhendo os animais e conscientizando as pessoas da importância de evitar o abandono. Nesta semana haverá uma reunião com a equipe do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCZ), com o objetivo de discutir sobre este problema.


Já sobre o programa Wi-fi Livre, há um projeto para que seja implantada a internet grátis em inicialmente 120 locais públicos da cidade de São Paulo, e dentre esses, em São Miguel há duas praças que disponibilizam o serviço, sendo elas a Praça Craveiro do Campo (Jd. Helena) e a Praça Pe. Aleixo Monteiro Mafra – conhecida como "Praça do Forró" (São Miguel Paulista). Brevemente mais duas praças serão contempladas com a internet gratuita, que são a Praça Fortunato da Silveira - "Praça do Morumbizinho" (Vl. Jacuí) e a praça próxima à estação de trem Jardim Helena/Vila Mara, entre as ruas São Gonçalo dos Rio das Pedras com a Conceição de Almeida (Jd. Helena). O subprefeito informou ainda que é a favor da implantação de wi-fi grátis nas escolas com horas limitadas, pois isso facilitaria na realização de trabalhos acadêmicos nas próprias escolas, como acontece em Universidades.


O fim da aprovação automática dos alunos das escolas municipais também foi um dos temas discutidos na ocasião e é tratado pelo Subprefeito como algo que deve ser vigorado o mais breve possível, pois a acomodação dos alunos diante dos estudos diminuirá consideravelmente, fazendo com que eles tenham mais responsabilidade e obtenham mais conhecimento, consequentemente. Dessa forma, os professores também se empenharão mais e haverá mais comprometimento ao lecionar. Outro impacto será a cobrança que os pais ou responsáveis terão para com os estudantes, exigindo cada vez mais de suas capacidades e estimulando o aprendizado.


A reciclagem também foi um dos assuntos abordados durante o encontro, e os alunos reivindicaram por sua ampliação. É importante frisar que o número de reciclagem vem aumentando consideravelmente em São Miguel. A meta total estabelecida é de 10% e já foram reciclados 4% dos materiais desde o início da gestão atual. O incentivo à reciclagem deve ser repassado pelas pessoas e discutido nas escolas com o propósito de conscientizar sobre a coleta seletiva e o descarte racional de resíduos, dando ênfase à importância que isso reflete à saúde e ao meio ambiente.


No assunto Seguranças Públicas, os alunos informaram seus descontentamentos com a incidência de assaltos ocorridos em São Miguel, que, no entanto, vem diminuindo com a intervenção constante de policiais Civis e Militares, que monitoram ruas e praças preservando cada vez mais a segurança dos moradores do bairro.


A participação direta dos alunos contentou bastante a equipe da subprefeitura que trabalha sempre visando o bem estar da comunidade.