Evento “Consciência Negra e Sua Identidade” agita e conscientiza na subprefeitura de São Miguel

Com o auditório lotado, evento aconteceu no dia 18 de novembro

Nesta terça-feira (18) aconteceu na Subprefeitura de São Miguel o evento intitulado Consciência Negra e Sua Identidade, que encheu o auditório e teve como objetivo estimular a reflexão sobre o relevo da cultura dos afrodescendentes, o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira e o preconceito que sofreram e sofrem atualmente.
O Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) marca o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, líder da revolução do Quilombo dos Palmares e ícone da luta pelos direitos dos negros no Brasil.
Na programação do evento estiveram incluídas manifestações culturais, shows musicais, teatros e outras atividades, abordando os temas Identidade e Cultura. Com sons de batuques afro-brasileiros como música de fundo, a peça de teatro apresentada teve como protagonistas os funcionários da Subprefeitura. A Identidade e Religiosidade abrilhantaram o evento com o Culto à Paz, que mostrou a luta que todas as religiões travam contra a desigualdade racial. O auditório também foi contemplado com a apresentação de capoeira – expressão cultural brasileira, desenvolvida principalmente por descendentes de escravos africanos –, que valorizou as culturas brasileira e africana.
Esteve nos agraciando com sua presença a deputada Federal Leci Brandão, e professora Soma enriqueceu o evento com a apresentação dos alunos da EMEF José Honório Rodrigues (Jardim dos Ipês).
O Subprefeito de São Miguel, ao abordar o tema Identidade Política, afirmou ser favorável a estes eventos de valorização das raízes e mostrou profundo apreço pela cultura afro-brasileira.
É fato que o preconceito racial ainda é presente, mas através dessas atividades trabalhamos para combatê-lo e devemos lutar constantemente para que num futuro breve a cor da pele não defina o caráter dos seres humanos. Somos todos iguais!

Abaixo estão algumas fotos do evento, confira!