Prefeito da Capital Paulista inaugura obras de ciclovia na região de São Miguel Paulista

Durante a ocasião, ele também visitou as obras das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Faveira do Mato e a EMEF José Mário Pires Azanha

O prefeito de São Paulo, visitou a Zona Leste na manhã da última quinta-feira, dia 23 de outubro, para inaugurar juntamente com o Subprefeito da região, a ciclovia do distrito de Jardim Helena, no bairro de São Miguel, que atualmente conta com 8,2 km de extensão, e com esse novo trecho, a cidade passa a ter 100 km de vias exclusivas para o trânsio de bicicletas.

Vale lembrar ainda que a meta da Prefeitura de São Paulo é criar mais 400 km de ciclovias na cidade até o fim de 2015. Para quem não sabe, esse projeto faz parte do Plano de Metas apresentado pelo prefeito para ser implantado durante sua gestão.

E é importante frisar que o custo total das obras tem uma estimativa de R$ 80 milhões, ou seja, R$ 200 mil por quilômetro.

O primeiro trecho da ciclovia do Jardim Helena foi inaugurado na semana passada com 3,7 km. Agora a via segregada para bikes terá um total de 11,9 km e vai ligar o Jardim Helena à São Miguel Paulista, integrando ainda a estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) com a passarela local.

De acordo com a pesquisa Origem e Destino do Metrô, realizada em 2007, o Jardim Helena é o bairro com o maior número de usuários de bicicleta da cidade. Dessa forma, o deslocamento para o trabalho aparece como um dos principais motivos das viagens realizadas.

Na ocasião, ele também esteve pessoalmente na Rua Criúva, bairro de Vila Progresso, para inaugurar e dar nome a EMEF José Alcântara Machado, que já está em funcionamento desde maio deste ano com o nome de EMEF Criúva. A unidade atende 608 alunos do 1º ao 9º ano, possuindo uma área total de 5.587,80 m², sendo 2.318,37m² de área construída e 3269,43 m² de área livre e contando com 15 salas de aula, três laboratórios (Biologia/Química, Informática e Multiuso), sala de leitura e quadra poliesportiva coberta.

E por fim, terminando sua visita pela região, o prefeito esteve na EMEF Faveira do Mato, que leva o mesmo nome da rua, localizada no distrito Vila Jacuí, onde conversou com os moradores que estavam presentes sobre as obras que estão sendo realizadas na Zona Leste e que quando concluídas vão melhorar e muito a qualidade de vida da população.