Prefeitura de São Paulo divulga o roteiro do Carnaval de Rua 2024

A festa paulistana já tem o trajeto, as datas e os horários oficialmente aprovados

 A Prefeitura de São Paulo divulgou na edição desta quinta-feira, 23/11, no Diário Oficial, toda a programação dos desfiles que acontecerão no Carnaval de Rua em 2024. Foram contatados mais de 770 blocos e o número de inscrições chegou a 710 desfiles, mas os próprios blocos refazem a agenda de acordo com a disponibilidade de artistas e patrocinadores. Ao todo, a cidade vai ter 637 desfiles oficiais aprovados pela Comissão Especial de Organização do Carnaval de Rua 2024. Essa festa será feita por 579 blocos em todas as regiões das Subprefeituras.

 

O Carnaval de rua de São Paulo é o maior carnaval de rua livre, democrático e descentralizado do país. Todas as ações devem ser gratuitas, de cunho festivo e sem caráter competitivo, sem cobrança de abadás ou qualquer outra taxa dos foliões.

Desde 24 de outubro, a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), responsável pela inscrição , divulgou listas parciais com todos os trajetos, datas e horários, conforme foram aprovados pela Comissão. Além da inscrição, a SMSUB elaborou o Guia de Regras e é a responsável pelo planejamento e organização da festa de rua, que tem público estimado em 15 milhões de pessoas. A definição do tamanho do carnaval é fundamental para a contratação de segurança, gradis, tapumes, banheiros químicos, limpeza, entre outros itens de infraestrutura.

Todos os trajetos foram analisados em conjunto com a Comissão Especial e tiveram seus itinerários aprovados pela Companhia de Engenharia de Trânsito e órgãos de segurança pública.

A festa no ano que vem faz parte das comemorações pelos 470 anos da cidade de São Paulo. São oito dias de folia, que começa no primeiro final de semana de fevereiro e termina no dia 18 de fevereiro.


Para conferir os dados atualizados dos blocos, como trajetos e horários, confira neste link.

 

Histórico

No dia 22/09, a Prefeitura publicou o decreto 62.780, que criou a Comissão Especial de Organização do Carnaval/2024. Fazem parte da comissão as secretarias de Governo, das Subprefeituras, Cultura, Segurança Urbana, Mobilidade e Trânsito, Saúde, Comunicação, Direitos Humanos e Cidadania, Turismo e Urbanismo e Licenciamento. A comissão também envolve a Companhia de Engenharia de Tráfego e a Selimp-Secretaria Executiva de Limpeza Urbana.

O guia de regras com as orientações para as inscrições dos blocos foi publicado no Diário Oficial no dia 12/10. O guia norteia o trabalho dos blocos e foi apresentado primeiro, para os coletivos do carnaval de rua, que avaliaram as regras antes da publicação.

No dia 13/10, começaram as inscrições para a primeira etapa, exclusiva para os blocos tradicionais que não alteraram trajetos ou datas. Nesse caso, 385 desfiles foram confirmados através de um link individual de inscrição. Essa foi uma maneira de agilizar o processo de quem mantém a tradição.

A segunda etapa começou no dia 23/10 e terminou no dia 31/10. A Secretaria Municipal das Subprefeituras enviou e-mail para cada bloco que solicitou alguma orientação e mensagens por aplicativo para esclarecer as demandas dos produtores responsáveis pela inscrição. Esse cuidado, somado aos 18 dias de inscrição, garantiu a participação de todos os blocos interessados em fazer o Carnaval 2024.

 

As datas do Carnaval de rua são:


Pré-Carnaval: 03 e 04 de fevereiro
Carnaval: 10,11,12 e 13 de fevereiro
Pós-Carnaval: 17 e 18 de fevereiro