Ciclovia e via de acesso entregues no Pq. Várzeas do Tietê

Foram entregues neste sábado (31/10) os primeiros 11,41 km da recuperação e construção da Via Parque (para acesso de veículos leves) e da ciclovia do futuro Pq. Várzeas do Tietê

Os primeiros 11,41 km da recuperação e construção da Via Parque (para acesso de veículos leves) e da ciclovia do futuro Parque Várzeas do Tietê, na Zona Leste da capital, foram entregues pelo governo do Estado no último sábado (30/10). A obra, que começou em março deste ano, faz parte da compensação ambiental do projeto de adequação viária da Marginal Tietê, realizada pela Dersa. No total, serão 25,8 km até a divisa de São Paulo com Itaquaquecetuba. O investimento é do Governo do Estado. O Parque Várzeas do Tietê tem, ao longo dele, uma ciclovia que será uma das maiores do mundo.

O Programa Várzeas do Tietê é um dos mais importantes projetos de preservação ambiental de São Paulo. Ele terá 75 km de extensão e 107 km² de área. Dessa forma, serão unidos o Parque Ecológico do Tietê, na Penha, e o Parque Nascentes do Tietê, em Salesópolis. Sua implantação é estratégica para impedir o processo de invasão e ocupação indevida. Além disso, protege as várzeas remanescentes do rio Tietê na região metropolitana e contribui para o controle de enchentes. O local proporcionará à população o usufruto de uma das maiores áreas verdes do país, combinada com áreas recreativas, esportivas, culturais e educativas.

Quando estiver pronto, o Várzeas do Tietê oferecerá de 230 km de ciclovia e Via Parque, 33 núcleos de lazer, cultura e esporte, 77 campos de futebol e 129 quadras poliesportivas. O parque será implantado através da parceria do Governo do Estado de São Paulo, pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE, com as prefeituras de São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis.