Agricultor do programa Agricultura Urbana é beneficiado pela instalação de água da Sabesp

O Programa de Agricultura Urbana apoia e incentiva a produção local de hortas comunitárias, educativas, medicinais, de autoconsumo e com geração de renda, e etc

 O agricultor José Aparecido, do Jardim Quarto Centenário, integrante do Programa de Agricultura Urbana e Periurbana de São Mateus é o mais novo beneficiado pela instalação de água da Sabesp com taxa reduzida (sem cobrança de esgoto) em sua horta.

O Programa de Agricultura Urbana e Periurbana (PROAURP) apoia e incentiva a produção local, auxiliando na implantação de projetos de hortas comunitárias, educativas, medicinais, de autoconsumo e com geração de renda, de criação de pequenos animais, de pomares e produção de plantas ornamentais. Os participantes acompanhados pelo PROAURP têm acesso à orientação técnica, agroecológica, ferramentas, sementes e outros insumos.


O que é a Agroecologia?

A Agroecologia é uma ciência que prevê o abandono da visão individualista, para analisar e investigar os processos biológicos, as transformações energéticas e as relações socioeconômicas como um todo.

O processo de produção agroecológica tem como princípio a manutenção da fertilidade do solo, a diversidade biológica e a busca da sustentabilidade do agroecossistema, com dependência mínima de energia e insumos externos. Dentro desta ciência, não há a utilização de produtos químicos agressivos à saúde e ao meio ambiente.


Quem pode participar do programa?

• Escolas públicas e particulares;
• Unidades de Saúde;
• Produtores rurais e urbanos;
• Comunidades locais;
• Organizações não governamentais;
• Instituições de assistência social;
• Outras Secretarias


Parceiros:

Secretaria do Verde do Meio Ambiente
Secretaria de Coordenação das Subprefeituras - Supervisão Geral de Abastecimento
Secretaria da Saúde
Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
Secretaria de Educação
Secretaria de Participação e Parceria