Subprefeitura de São Mateus intensifica cuidados contra a dengue

Se evoluida para a forma grave, a doença pode até matar. Por isso, é importante a prevenção

 A Subprefeitura de São Mateus vem elaborando projetos para prevenir o surgimento de qualquer espécie do mosquito da dengue nos distritos, já que a picada do inseto pode causar outras doenças graves que podem até matar. A mesma é transmitida por duas espécies de mosquitos o (Aëdes aegypti e Aëdes albopictus), que picam durante o dia e a noite, ao contrário do mosquito comum, que pica somente durante a noite. Os transmissores da dengue, principalmente o Aëdes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações, em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.).


Primeiros sinais da doença

O tempo médio do ciclo da doença é de 5 a 6 dias e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem, geralmente se manifestando a partir do 3° dia após a picada do mosquito.

Fonte: Reprodução


Atenção aos principais sintomas da Dengue Clássica

Forte dor de cabeça.
Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
Perda do paladar e apetite.
Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
Náuseas e vômitos·
Tonturas.
Extremo cansaço.
Moleza e dor no corpo.
Muitas dores nos ossos e articulações.

E da Dengue Hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta, que são eles:

Dores abdominais fortes e contínuas.
Vômitos persistentes.
Pele pálida, fria e úmida.
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
Manchas vermelhas na pele.
Sonolência, agitação e confusão mental.
Sede excessiva e boca seca.
Pulso rápido e fraco.
Dificuldade respiratória.
Perda de consciência.


A prevenção é a única arma contra a doença

O único modo possível de evitar a transmissão da dengue é a eliminação do mosquito Aedes Aegypti, através do combate aos focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Fonte: Reprodução


Assim, para evitar a proliferação do mosquito da dengue é preciso a cooperação de todos, com trabalho em conjunto para banir este problema das comunidades