Saúde divulga balanço de casos de dengue, chikungunya e zika na cidade

Dados são preocupantes e alertam a população sobre o combate ao mosquito

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apresentou um balanço sobre a situação de transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus na cidade de São Paulo durante o mês de janeiro. Segundo os dados, foram notificados 5877 casos de dengue em toda a cidade nesse período. Destes, 827 foram confirmados. A região mais afetada foi a zona leste, com mais de 70 casos na terceira semana do mês, sendo Lajeado e Penha os locais mais atingidos. Os bairros receberam tenda de atendimento médico.

Os casos aumentaram 16% em comparação ao mesmo período de 2015. A Prefeitura está atenta e atua para fazer o bloqueio dos focos do mosquito Aedes aegypti, especialmente por causa do cenário das doenças no país e no Estado de São Paulo. “O mosquito não respeita fronteira. Mosquito não é público, nem privado. Todos têm responsabilidade no combate ao Aedes”, afirmou o secretário de Saúde.

Também reforçou a importância da colaboração da população, já que 85% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão dento das casas.

Para febre chikungunya, o município recebeu a notificação de 212 casos, que estão sendo investigados para identificar a origem da doença, pois não há indícios de que os pacientes tenham contraído o vírus na capital.
Quanto à presença de zika vírus na cidade, foram notificados 47 casos da doença, mas não foi registrado até o momento caso autóctone. Com relação à microcefalia relacionada com zika, foram identificados seis casos, sem que nenhum fosse confirmado como contaminação na cidade.

Para mais informaçõs, clique aqui.