11/01/2010 14h39

Share

Combate às enchentes em São Mateus

Imagem do post

Aricanduva III em dia de chuva

A chegada das fortes chuvas que ocorrem no verão fazem com que a atenção da Subprefeitura São Mateus se volte aos trabalhos preventivos contra  enchentes e inundações.

Limpeza de piscinões, de bocas de lobo, de galerias e limpeza manual de córregos são pontos importantes para passar por esse momento tão temido pelos munícipes. A limpeza e manutenção dos seis piscinões: Aricanduva I, Aricanduva II, Aricanduva III, Caaguaçu, Limoeiro, Inhumas é importante para que eles possam exercer a função de represar a água das chuvas sem risco de transbordamento.

O serviço executado é feito em duas frentes, a equipe de limpeza manual faz o corte do mato e a equipe de manutenção faz o trabalho com o auxilio de 9 caminhões e 8 máquinas.

Mas para que os piscinões consigam dar conta do recado, a limpeza de bocas de lobo, de córregos e as operações cata-bagulho são importantes, pois bueiro entupido impede que a água escoe para os córregos provocando diversas inundações.

Córrego com lixo e entulho facilita o transbordamento e causa tragédias ainda maiores. Para impedir tudo isso, a participação da comunidade é essencial: não jogar lixo e entulho nos córregos e nas ruas já auxilia na prevenção.

Nos diversos piscinões -vide foto ao lado do piscinão Caaguaçu - todo o lixo jogado nos córregos e nas ruas ficam retidos em uma estrutura chamada paliteiros, essa estrutura impede que a sujeira siga o curso do rio.

O trabalho mais pesado dentro dos piscinões se dá com a retirada desse lixo e entulho e o desassoreamento do rio. O período de limpeza dos piscinões ocorre o ano todo, de segunda à sábado. A média de entulho que são retirados equivale a 8.300 toneladas. Para isso acontecer os nove caminhões fazem de 3 à 4 viagens por dia, somando 17 toneladas. O material retirado é levado para o CDR Pedreira.

Para fazer solicitações sobre serviços de limpeza de bocas de lobo, corte de mato em córregos e até operações cata-bagulho, o telefone é 3397-1100, ou de preferência compareça à Praça de Atendimento da Subprefeitura São Mateus, avenida Ragueb Chohfi, 1400 e faça um SAC –Serviço de Atendimento ao Cidadão, pela Internet também é possível solicitar serviços, fazer reclamações e elogios, basta acessar http://saomateus.prefeitura.sp.gov.br e procurar o link do SAC.