Mutirão da Prefeitura triplica retirada de veículos abandonados nas ruas

Em dois meses, Subprefeituras recolheram 783 carros; outros 1.483 foram retirados das vias por seus proprietários; no total, 2.266 veículos a menos obstruindo o espaço viário da cidade

A Prefeitura triplicou a retirada de veículos abandonados nas ruas de São Paulo. É o que demonstra balanço da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, que, em conjunto com a Secretaria de Transportes, comandou um mutirão de 60 dias – em junho e julho - para desobstruir o espaço viário da cidade. Neste período, 783 carros abandonados foram recolhidos das ruas pelas Subprefeituras, sendo encaminhados para pátios, média de 13 por dia. O resultado é três vezes maior que a média diária de 2011, quando se retirou diariamente, em média, quatro veículos das vias.

Além dos 783 recolhimentos, a cidade ganhou com a intensa fiscalização das Subprefeituras. Outros 1.483 carros foram retirados das ruas por seus proprietários, após comunicação da administração municipal. Ou seja, em dois meses, 2.266 veículos abandonados saíram das vias paulistanas, um enorme ganho para o espaço viário público.

Em maio deste ano o prefeito Gilberto Kassab determinou que as Secretarias de Coordenação das Subprefeituras e de Transportes realizassem um esforço concentrado para a retirada de veículos abandonados em vias públicas. Mesmo com trabalho das 31 Subprefeituras, a cidade ainda convivia com grande número de carros parados em vias por mais de cinco dias. Todas as Subprefeituras e a CET enviaram fiscais às ruas para, seguindo a legislação, autuar os proprietários de veículos e, após o prazo de cinco dias, retirar os ainda irregulares.

Com os 783 veículos recolhidos em junho e julho, o ano de 2012 já totaliza 1.344 veículos recolhidos para pátios. Este deverá ser o ano com maior recolhimento de veículos na história da cidade, seguindo um fenômeno de abandono que tem sido registrado em todo o Brasil.

A retirada de carros abandonados vem crescendo em São Paulo. Em 2011 foram removidos cerca de 1.500, 109% a mais se comparado a 2009 (716) e 36,3% em relação a 2010 (1.100).

 

Leilões

Com a ampliação no número de remoções os pátios das Subprefeituras ficaram lotados. Esse acumulo de carcaças e carros está sendo retirado através de leilões realizados pelas Subprefeituras. Ao todo a Prefeitura já fez 22 leilões e tem mais dois marcados para o mês de agosto. Ao todo, foram retiradas 435 toneladas de carcaças dos pátios de 13 Subprefeituras. Os próximos leilões acontecerão na Mooca no dia 10 de agosto e Cidade Adhemar no dia 21 do mesmo mês. Além disso, no mês de maio um novo pátio com 34.100 m² foi inaugurado na região da Sé, especificamente na rua Pascoal Ranieri, com capacidade para 800 veículos.

 

 

Fiscalização

A legislação determina que os fiscais das Subprefeituras vistoriem o veículo supostamente abandonado e fixem um aviso com o prazo de cinco dias para que o proprietário retire o veículo. A Subprefeitura é obrigada por lei a verificar o histórico do automóvel acionando a policia e órgãos de transito. Caso o proprietário não seja encontrado e o veículo não possua ocorrência de furto ou roubo ou outro ilícito penal, o carro é recolhido para pátio da Subprefeitura e passa a ser considero sucata.


Denúncias

As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 156, praças de atendimento das Subprefeituras ou pelo site http://sac.prefeitura.sp.gov.br