São Mateus inaugura Núcleo de Esterilização Cirúrgica e Vacinação de Cães e Gatos

1º descentralizado da cidade de São Paulo

Mais uma vez a Subprefeitura São Mateus inova e cria o 1º Núcleo de Esterilização Cirúrgica e Vacinação de Cães e Gatos descentralizado na cidade de São Paulo.

Uma parceria com a Secretaria de Saúde o Núcleo foi inaugurado no dia 12 de julho. O objetivo é realizar cirurgias de esterilização (castração) gratuitas de cães e gatos para que não haja o crescimento desenfreado da população animal no bairro.

A nova unidade vai ampliar o número de castrações feitas na capital. Em 2009 a prefeitura viabilizou a realização de 42 mil cirurgias por meio de parcerias e convênios com ONGs e clínicas veterinárias.

O evento contou com a participação do subprefeito de São Mateus, da supervisora de saúde de São Mateus, funcionários da supervisão de zooneses, em especial a veterinária Débora, uma das responsáveis pela efetivação da idéia, funcionários da COVISA, entre outros.

O novo centro cirúrgico foi construído na área cedida pela Subprefeitura de São Mateus, que contribuiu para a adequação do espaço.

A comunidade junto ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) vem lutando para a implantação deste serviço há 6 anos. Esse núcleo de castração é uma vitória para a população, já que a primeira solicitação para a instalação desse serviço foi feita em 2004.

Com o início da nova gestão em 2005 um segundo pedido foi realizado em 2006, e desde então a equipe de São Mateus vem lutando bravamente para a realização desse projeto.

No início das atividades a capacidade do Centro será de 2 sessões por semana, cada sessão castrará até 5 animais. A expectativa é de 60 castrações por mês. Caso a demanda aumente existe a idéia de fazer um Mutirão da Castração, no qual também participaram ONGs e empresas relacionadas.

Os animais denunciados são vistoriados e é feita uma avaliação para saber se é necessária a castração. Apenas lembrando que uma gata pode ter até 3 crias por ano, cada cria pode gerar até 8 filhotes, desses filhotes muitos são fêmeas e assim 24 animais a mais por ano nas ruas.

O Centro de Castração funciona no Centro de Vacinação Animal, na rua Mauro Bonafé Pauletti, 199, no prédio da Unidade de Transporte Interno da Subprefeitura.

A esterilização de cães e gatos é uma das alternativas no controle dessa população, que vem crescendo e gira hoje em torno de 2,4 milhões de cães e 600 mil gatos com proprietários, segundo pesquisa da USP em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA).

Essa medida visa diminuir crias indesejáveis e o abandono desses animais, que vem aumentando ao longo do tempo e traduzindo-se em um problema de saúde pública para as grandes cidades, em especial nas áreas de periferia.