Agricultores de São Mateus produzem Batata Yacon

profissionais de saúde indicam para o controle de diabetes

Originária da região dos Andes e pertencente à família das Asteráceas, o Yacon (Smallanthus sonchifolius) é muito confundido com a batata- doce. Apresenta raiz tuberosa, ou seja, uma raiz subterrânea muito espessa.

Diferente da batata – doce, que armazena amido como principal carboidrato, o yacon acumula açúcares conhecidos como frutooligossacarídeos (FOS) de baixo teor calórico e por ser rico em fibras solúveis ele torna a absorção da glicose mais lenta, reduzindo os níveis glicêmicos, apresenta, ainda , boa quantidade de potássio, média de triptofano e pouca de cálcio, fósforo, magnésio, sódio, ferro, zinco e vitamina C.

Ela desenvolve-se desde a Colômbia e Venezuela até o noroeste da Argentina, em altitudes de 2 a 3 mil metros.  No Brasil, até meados dos anos 80, era uma planta praticamente desconhecida, mas suas propriedades digestivas, o estímulo seletivo do crescimento e atividade de bactérias intestinais promotoras de saúde e a presença do carboidrato inulina (adoçante natural de baixa caloria) é um açúcar do bem e tem ajudado no tratamento da diabetes.

Os médicos recomendam o tubérculo a pacientes com colesterol alto, pressão alta e prisão de ventre. Consumida in-natura seu sabor é semelhante ao da pêra, basta lavar, descascar e comer crua, batida no liquidificar com água, desidratado rende salgadinhos crocantes.
 
Outra forma de consumo é através do chá de suas folhas. Sua capacidade de diminuir os níveis de açúcar no sangue fez com que a batata yacon. Por ser uma planta rústica, resistente à seca, ela é adaptável quanto ao clima, à altitude e aos tipos de solo, podendo ser cultivada em países como o Brasil.

Seguindo essa linha, a Assessoria Técnica em Meio Ambiente, da Subprefeitura São Mateus, resolveu fazer um plantio experimental em uma das hortas dos produtores orgânicos.

A idéia deu certo, e, de acordo com a responsável por essa assessoria, Vandineide Cardoso Ribeiro dos Santos “começamos com cinco mudas e hoje conseguimos colher mais de 50 quilos da planta. Faço um trabalho com um grupo de diabéticos do Centro de Práticas Naturais (CPN) de São Mateus e queremos difundir ainda mais o uso entre as pessoas. Nosso agricultores vendem o quilo do yacon a R 2,50, é mais uma alternativa como fonte de renda para os agricultores urbanos e periurbanos de São Mateus”.

Vale lembrar que essa batata pode ser consumida como alimento, mas profissionais de saúde podem utilizá-la como tratamento.

Após o plantio, entre 6 e 10 meses, a planta alcança sua maturidade fisiológica, fase em que as flores começam a desabrochar. A seguir surge a parte aérea e , entre 10 e 12 meses após o plantio, a parte aérea está totalmente seca e já pode ser realizada a colheita.

“Em nossa primeira experiência conseguimos realizar a colheita em aproximadamente 6 meses, mas isso não significa que teremos produção duas vezes por ano, mas podemos tentar”, salienta Vandineide.