Santo Amaro completa 464º aniversário - Festividade tem programação especial

No dia 15 de janeiro, o bairro de Santo Amaro completa 464 anos e para comemorar, a Subprefeitura Santo Amaro realiza e apoia uma intensa programação de atividades culturais, esportivas e recreativas.

 Participam dos festejos: A Casa de Cultura Santo Amaro (Manuel Cardoso), o Paço Cultural Júlio Guerra, a Casa de Cultura Cora Coralina, a Biblioteca Belmonte, a Biblioteca Prestes Maia, Teatro Leopoldo Froes, a Associação Comercial de São Paulo – Distrital Santo Amaro, o Sesc Santo Amaro, o Cetrasa – Centro de Tradições de Santo Amaro, a Associação Cultural Corrente Libertadora.
 

Veja a programação completa e prestigie !


PROGRAMAÇÃO de 15 a 30 de Janeiro de 2016


DIA 15 – Sexta-feira
Local: Praça Floriano Peixoto


9:30h – Discotecagem com DJ Cleitão e dançarinos convidados de vários estilos de danças urbanas (Popping, Locking BBoy, Soul, Wek, House, etc), o DJ Cleitão é um dos melhores DJs da atualidade, profundo conhecedor da Black Music dos anos 70.


10h – Grupo Regional de Choro da Zona Sul, formado por grupo de alunos do Projeto Guri Santa Marcelina moradores da região do Grajaú. O Grupo tem como objetivo divulgar o repertório de Choro Brasileiro.


11h e às 15h – Capoeira e Maculelê com a Associação Cultural Corrente Libertadora tendo a frente o Mestre Tigrão e Renato, trazendo a manifestação cultural de origem afro-brasileira para a população.


14h – Apresentação do Grupo Unidos de SA-Cultural, formado por músicos da Casa de Cultura Cora Coralina – repertório: Samba.


Local: Na Catedral de Santo Amaro - Largo 13 de maio
Às 12h. Missa Memorial celebrada pelo Bispo Emérito Dom Fernando Antonio Figueiredo e co-celebrada pelo padre Rogério (pároco atual).


Local: Casa de Cultura Santo Amaro (Manuel Cardoso)

18h – Abertura da Exposição Encontros - Memória e Patrimônio Cultural em Santo Amaro - de 15 a 30/01 - Exposição, derivada dos encontros e conversas sobre arqueologia, memória e Patrimônio Cultural em Santo Amaro, ocorridos na Biblioteca Belmonte durante o segundo semestre de 2015. Realização LAPPES / USP, Casa de Cultura de Santo Amaro e Sarau com diversas linguagens - Praça. Francisco Ferreira Lopes, 434 – Fone 5522 8897

Local: Biblioteca Prestes Maia


10h - Sessão de fatos e fotos - de 15 a 30/01

Exposição de livros e recortes de jornal
Visam relatar a história de Santo Amaro, os livros e recortes ficaram dentro de um expositor de madeira. Tratam de quando Santo Amaro era um município independente e outros dos tempos mais atuais, sendo a história dos bairros a sua expansão dentro de Santo Amaro.

Exposição de fotos
Será feita com fotos antigas dos principais pontos, desde a Avenida Vereador José Diniz á Praça Floriano Peixoto. As fotos serão xerox das originais, (coladas no papel canson vermelho e penduradas ao teto com fio de nylon ou cordão barbante vermelho)

A montagem da exposição será feita pelos jovens monitores culturais (Camila Odara, Debora Severo, Luciano José, Stephanie Catarino) e pela Funcionária Isabel Andrade.
A escolha dos livros, fotos e recortes de jornal serão feitas pela Funcionária Maricy Godoi e pela Jovem Monitora cultural e Historiadora Stephanie Catarino.
As fotos pertencem ao acervo memoria de Santo Amaro.
Av. João Dias, 822 - 5687 0513.

Local: Biblioteca Belmonte

10h –Exposição Temática Mostra Bibliográfica - 15 a 30/01 - com livros, revistas e jornais, organizada pela Jovem Monitora Cultural Cássia Rosário que pode ser conferida na Sala circulante - Rua Paulo Eiró, 525 – Fone 5687 04 08 - 5691 0433


DIA 16 – Sábado
Local: Paço Cultural Júlio Guerra

14h – Tradicional Baile de Aniversário com a Banda Caminho Livre, cujo objetivo será através da música e dança aproximar pessoas de diferentes gerações - Pça. Floriano Peixoto,131 – 5523 6455


17 – Domingo

Local: Na Catedral de Santo Amaro - Largo 13 de maio
Às 11h. Missa Memorial celebrada pelo Bispo Diocesano Dom José Negri.

Local: SESC Santo Amaro

9:30h – O Sesc Santo Amaro organiza:

Passeio Ciclístico - Santo Amaro e Seus 464 anos
Atividade com o intuito de estimular a reflexão sobre o uso da bicicleta, promover a prática esportiva saudável, inclusiva, democrática e prazerosa. Com um percurso de aproximadamente 25 quilômetros, realizado em parte da ciclovia da Marginal Pinheiros e em ruas próximas à Unidade. O evento é gratuito, inscrições até 16/01, necessário apresentação de atestado médico.
Concentração Ginásio - Sesc Santo Amaro – Rua Amador Bueno, 505 - Santo Amaro, Tel. 11 5541 4000

17h às 18h – CHOCOBROTHERS – Espetáculo Circense
Três personagens: Brian, o glamuroso apresentador, Jenifer, a dançarina empolgada e James, o “quase” rei da acrobacia. Os Chocobrothers prometem deixar o público sem ar, com performances circenses e cenas nostálgicas que relembram os grandes sucessos musicais dos anos 70. O espetáculo “Chocobrothers” combina diferentes técnicas circenses, como barra fixa, malabares e equilíbrio, ao humor. Uma co-produção hispano-brasileira, com Guga Carvalho (Espanha/Brasil), Silvia Compte (Espanha) e Montanha Carvalho (Brasil). Sesc Santo Amaro – Rua Amador Bueno, 505 - Santo Amaro, Tel. 11 5541 4000

DIA 19 – Terça-feira


19:30 - O CETRASA (Centro das Tradições de Santo Amaro) promove Painel com especialistas: ASCENSÃO e QUEDA do Município Santo Amaro - Participação: Dr. Alexandre Moreira Neto - Presidente do CETRASA e curador do Museu de Sto. Amaro - e a historiadora e escritora Profa. Dra. Inez Garbuio Peralta. No salão Nobre do CETRASA. Av. Alceu Maynard Araújo,32 - fone 5686 6474.

DIA 21 – Quinta-feira


19:30 - O CETRASA (Centro das Tradições de Santo Amaro) Outorga a medalha das forças de Paz da ONU, aos Botinados (personalidades agraciadas com o Troféu Botina Amarela) Formadores de opinião. No salão Nobre do CETRASA. Av. Alceu Maynard de Araújo, 32.


DIA 23 – Sábado

das 11 às 13h - A Associação Comercial São Paulo Distrital Sul organiza o CONVESCOTE NOS JARDINS DE PAULO EIRÓ, COM O MESTRE JÚLIO GUERRA, CHICO DOCE E BORBA GATO - O público está convidado a usar trajes e acessórios dos anos 30 e experimentar uma instigante incursão pelos ventos da cultura do então município Santo Amaro. Na praça do Teatro Paulo Eiró, Av. Adolfo Pinheiro à altura do nº 765.

DIA 25 – Segunda-feira


Local: Praça Floriano Peixoto
9:30h - A Associação Divina Luz promove a tradicional Procissão Bento do Portão saindo da praça Floriano Peixoto a partir das 9:30 seguindo pela Alameda até o Cemitério Santo Amaro.

DIA 29 – Sexta-feira


Local: Praça Floriano Peixoto – junto ao Coreto

18h – A Supervisão de Cultura da Subprefeitura organiza o Baile Black Music (Nostalgia), terá como principio lembrar músicas tocadas em bailes da década de 70, tendo como principais artistas, Marvin Gaye, James Brown, Tim Maia, Cassiano, entre outros grandes sucessos. Estes bailes duraram até meados dos anos 80, hoje em dia são denominados - Baile Nostalgia, integrando todas as gerações. Tendo a presença de DJs ao vivo e dançarinos convidados que interagem com o publico no local.

DIA 30 – Sábado


Local: Casa de Cultura Cora Coralina

10h - Campeonato de Dominó que reunirá grupos de idosos que se encontram diariamente para a prática deste jogo - Casa de Cultura Cora Coralina - Rua Sant’anna,201-Vila São Pedro – tel.5631 0740

Local: Teatro Leopoldo Fróes
15h – Exibição: Documentários de Santo Amaro, com relatos e fotos de moradoras dos bairros de Santo Amaro, Campo Grande e Campo Belo seguido por um Bate- Papo com Delicioso Chá da Tarde. - Teatro Leopoldo Froes - Rua Antônio Bandeiras, 114 - 5541 7057