Hospital Dia da Rede Hora Certa de Santo Amaro realiza cirurgias e amplia atendimento

Primeiros pacientes devem ser operados já no início de fevereiro.

Por Tatiana Ferreira
Foto: Edson Hatakeyama

A espera da aposentada Maria Evanilda Aguiar dos Santos por uma cirurgia de varizes chegou ao fim com a ampliação do atendimento no Hospital Dia da Rede Hora Certa de Santo Amaro, na zona Sul. Nesta quinta-feira (21) ela foi uma das 20 primeiras pessoas a passar em consulta de avaliação cirúrgica. No seu caso, ela já confirmou que terá de operar. O prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha visitaram a unidade. Puderam conhecer as novas instalações e conversar com pacientes como Maria Evanilda, atendidos pela unidade.
A aposentada mora no Jardim Iporã, em Parelheiros, mas garante que o esforço para estar no hospital valeu a pena. “Passei em consulta. Foi muito rápido, gostei do atendimento e estou confiante a animada para realizar minha cirurgia no mês que vem”, afirmou a aposentada, que aguardava pela cirurgia desde 2012.
Haddad gostou da nova estrutura que conta, entre outras coisas, com centro cirúrgico e sala de recuperação pós-cirúrgica. “É um suporte muito grande para o sistema de saúde da cidade você ter a Rede Hora Certa. Ela complementa os outros equipamentos de uma maneira muito inteligente. Com ela, nós estamos derrubando as filas de espera por exames. Está cada dia melhor, embora ainda tenha muito o que ser feito, pois as demandas são infinitas na área da saúde. Mas o importante é ir diminuindo o prazo de espera para que as pessoas consigam um bom atendimento”, afirmou o prefeito.

Cirurgias
Além dos exames, com a implantação do programa cirúrgico estão previstas para acontecer 170 cirurgias vasculares (varizes) e outras 315 cirurgias oftalmológicas (catarata e pterígio) por mês. Por dia, o centro cirúrgico tem capacidade de realizar até 40 cirurgias oftalmológicas ou até 10 cirurgias vasculares.
“Está é uma inovação importante. Você instala a estrutura móvel muito rapidamente com médicos qualificados, com tecnologia rápida, fazendo a fila andar. Só em fevereiro a expectativa é fazer mais de 450 cirurgias vasculares e de catarata”, afirmou Padilha.
Próximos passos
A exemplo de Maria Evanilda, os pacientes com indicações cirúrgicas para vascular e oftalmologia são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região Sul para avaliação com os médicos do Hospital Dia Hora Certa.

Os pacientes passam por avaliação e, se for caso cirúrgico, já realizam, no local, exames como ultrassom de doppler, eletrocardiograma e coleta de exames laboratoriais (hemograma).
No dia 28, mais um grupo de pacientes está agendado para realizar esta avaliação. Em relação às avaliações oftalmológicas, as consultas acontecerão nos dias 1 e 3 de fevereiro.
Ainda na primeira quinzena de fevereiro já começam a ser realizadas as primeiras cirurgias.

Números positivos

Após uma breve passagem por Capela do Socorro, em 2013, a unidade móvel foi instalada em fevereiro de 2014, em Santo Amaro, onde está até hoje. Segundo dados da Regulação da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, desde o início do funcionamento da Unidade, até novembro de 2015, foram feitos 216.578 exames, entre colonoscopias, ecocardiogramas, eletroneuromiografias, endoscopias, nasofibrolaringoscopias e vários tipos de ultrassonografia. Em média, a Unidade atende 550 pacientes por dia. Mas o fluxo diário de pessoas gira em torno de mil, por conta dos acompanhantes.

O Programa Hora Certa Móvel é mais uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde – em parceria com o Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) - para melhorar o atendimento ao munícipe e reduzir a fila e o tempo médio de espera por exames de apoio diagnóstico e procedimentos cirúrgicos.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde