CAPS Largo 13 inaugura hospitalidade noturna

Equipamento será referência importante para Santo Amaro, Cidade Ademar e servirá de retaguarda para região Sul

 

Além da presença da Tania Zogbi Sahyoun, coordenadora da região Sul, quem também marcou presença na inauguração foi o Subprefeito de Santo Amaro, Valderci Malagosini Machado.

Desde a última segunda-feira (2/2), o CAPS Adulto Largo 13, em Santo Amaro, funciona no período noturno. Neste dia, a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) fez um ato simbólico para comemorar a transformação da unidade em CAPS 3. O equipamento – primeiro da Administração Direta - será referência importante para Santo Amaro e Cidade Ademar e servirá de retaguarda para a região Sul.

O CAPS 3 é um serviço municipal de saúde mental que oferece, diariamente, nas 24 horas, atendimento multiprofissional a pacientes com transtornos mentais mais complexos. É um serviço substitutivo a internação psiquiátrica que possibilita restabelecer laços sociais e melhorar a qualidade de vida dos usuários através de convivência e experiências terapêuticas.

Maria Irene Gerassi, Interlocutora de Saúde Mental, Álcool e Drogas da CRS Sul explica que, para poder atender neste novo modelo, que prevê a hospitalidade noturna, a unidade passou por uma reforma geral. Foram melhoradas a parte de acessibilidade e redistribuição de salas, além de incrementos feitos no quadro de profissionais. “Além disto, foram instalados seis leitos de enfermaria de saúde mental em hospitalidade geral para pacientes que, em algum momento de crise, precisa de um atendimento mais efetivo, mas que pode ser tratado no CAPS sem ter a necessidade de ser encaminhado para um hospital psiquiátrico”, afirmou Irene.

 

Atendimento mais humanizado


Unidade conta agora com seis leitos de hospitalidade noturna

 

Sandra Sabino Fonseca, supervisora adjunta de Santo Amaro e Cidade Ademar, esclarece que o CAPS 3 vai qualificar e complementar o atendimento de saúde mental na região. “Antes, ficava uma lacuna entre a assistência e a internação em crise. Agora, vai ser possível oferecer um atendimento mais humanizado. Se o paciente tiver uma crise e precisar do leito, ele já vai ter o vínculo com a equipe de profissionais, que por sua vez, já vão conhecer o paciente e seu histórico. O controle do caso vai ser maior. É um ganho imenso para o paciente e para a equipe”, garantiu.

Além da presença da Tania Zogbi Sahyoun, coordenadora da região Sul, quem também marcou presença na inauguração foi o subprefeito de Santo Amaro, Valderci Malagosini Machado. “A abertura da unidade no período noturno vai ajudar a suprir a demanda de atendimento na área de saúde mental e vai de encontro com as discussões que temos feito no Programa De Braços Abertos”, afirmou.

Regina Helena Blandy Figueiredo, gerente do CAPS, disse sentir-se alegre por “ver o reconhecimento que esta gestão tem com o funcionalismo e implementar este CAPS 3 é um impulso para a administração direta”.

Durante o ato de inauguração do novo serviço, Cláudia Moraes e Abreu, responsável pela Interlocução de Saúde Mental na STS Santo Amaro & Cidade Ademar, leu uma frase de Leonardo Boff que diz que “a hospitalidade é antes de mais nada uma disposição da alma, aberta e irrestrita. Ela, como o amor incondicional, em princípio, não rejeita nem discrimina a ninguém. É simultaneamente uma utopia e uma prática. Como utopia, representa um dos anseios mais caros da história humana: de ser sempre acolhido independente da condição social e moral e de ser tratado humanamente. Como prática cria as políticas que viabilizam e ordenam a acolhida”.

Texto e fotos por Tatiana Ferreira