Corredor Binário Santo Amaro: mais da metade das obras já estão finalizadas

Confira os trechos e ruas que já estão liberados ao tráfego de veículos

 As obras do Corredor Binário Santo Amaro seguem em ritmo acelerado com diversas frentes entregues.
Na Rua Adolfo Pinheiro, no cruzamento da Rua Américo Brasiliense até a Rua Graham Bell o pavimento rígido, guias e sarjetas já estão prontos e no momento estão sendo feitas as novas calçadas.

Calçadas em execução

 

No trecho compreendido entre as ruas Graham Bell e Marechal Deodoro, um quarteirão, está sendo feito o pavimento rígido do futuro corredor.
 

Trecho do pavimento rígido de concreto em execução

Na Rua Adolfo Pinheiro passando pela Alameda Santo Amaro e seguindo até a Rua Isabel Schmidt, um novo trecho de quadra de pavimento rígido está sendo executado. No total, três quadras que fazem parte deste trecho estão obras no momento. A calçada está sendo alargada e está sendo executada uma canaleta para drenagem das águas pluviais. Esse trecho todo deverá ser entregue até o final de novembro para que não ocorram transtornos para o comércio no final do ano.

Outro trecho em obras no corredor é o da Rua Suzana Rodrigues. Três quarteirões da via que vai desde a Rua Roberto Alves até a Rua Benedito Fernandes estão recebendo pavimento rígido do corredor, obras de guias e sarjetas. Essa via desemboca na Rua Benedito Fernandes, perto da Estrada M'Boi Mirim, que também se encontra em obras de corredor de ônibus.
Diversos trechos do corredor já foram liberados para o tráfego.
 

Mais um trecho do corredor com o novo pavimento rígido, faltando apenas a execução das calçadas

Os trechos já entregues e que estão liberados ao tráfego de carros – antes da implantação da operação do corredor – são: na Avenida Adolfo Pinheiros, Rua Senador Jose Diniz até a Rua Marechal Deodoro e Rua Padre Anchieta até a Rua Marechal Deodoro, exceto os cruzamentos.
Na Rua Antônio Bento no trecho entre a Rua 9 de Julho até a Av. Mário Lopes Leão, próximo à Praça Dona Benta, num trecho de quatro quadras, todo o pavimento rígido também se encontra liberado, inclusive com novo recapeamento das duas pistas de veículos leves, calçadas, guias e sarjetas.

 

Trecho do Binário Santo Amaro já concluído

"Estamos num ritmo bem acelerado dos trabalhos, pois já temos mais de 60% das obras do binário concluídas", afirma o engenheiro Omar Ayub, da SPObras, responsável pelas intervenções no local.
Entenda o Corredor Binário Santo Amaro
As obras do Binário Santo Amaro consistem no alargamento das avenidas Mario Lopes Leão, entre a Rua Doutor Antonio Bento e a Praça Salim Farah Maluf e da Rua Barão do Rio Branco, entre a Avenida Mario Lopes Leão e Rua da Matriz; na recuperação do pavimento flexível existente nas vias que sofrerão intervenção, bem como execução do pavimento rígido em todo o trecho do binário, incluindo a troca das paradas de ônibus, nova iluminação, nova sinalização semafórica e paisagismo.

A obra irá promover a alteração do fluxo viário, transformando em mão única a Avenida Adolfo Pinheiro, no sentido Centro, em toda a sua extensão e alteração para mão única de circulação na Avenida Adolfo Pinheiros, sentido Centro, entre o Largo Treze de Maio e a Rua Conde de Itu.
Outras vias como Avenida Padre José Maria, as ruas São Benedito e Comendador Elias Zarzur também sofrerão alterações de tráfego.
Todo o corredor deverá contar com sinalização semafórica sincronizada. Outro dado importante dos corredores de ônibus é a durabilidade: são 24 centímetros de concreto armado que garantem durabilidade extremamente longa, poupando manutenção das vias, trazendo ao longo dos anos economia aos cofres públicos.

 

Mapa da obra

 

 

Fonte:
Assessoria de Comunicação
03/11/2014 - SPObras