Posto Avançado de Quimioterapia.

Santo Amaro ganha primeiro Posto Avançado de Quimioterapia da região sul da capital.

 Desde o dia 1º de setembro está em funcionamento, em Santo Amaro, o primeiro Posto Avançado de Quimioterapia da região sul da capital. Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São Paulo e o Instituto do Câncer “Arnaldo Vieira de Carvalho”. A unidade localiza-se na Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, 386, no Alto da Boa Vista. Atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

O posto conta com seis cadeiras para aplicação da medicação. A previsão é que realize, no decorrer dos próximos meses, quando estiver com a capacidade máxima, 320 quimioterapias por mês. Toda a medicação necessária é fornecida pelo próprio Instituto, assim como o quadro de profissionais completo, que conta com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um técnico administrativo. A Prefeitura cedeu o espaço físico para a implantação do serviço.

No local, são atendidos pacientes de menor gravidade e moradores da região Sul. Os casos mais graves continuarão sendo atendidos na matriz do Instituto, no centro da cidade, já que o novo polo não tem estrutura hospitalar.

Egle Klaussner Roa realiza tratamento no Instituto desde o ano passado. Ela já ficou 53 internadas. Passou por sessões de quimioterapia, radioterapia e hemodiálise. Acabou conquistando a amizade e carinho dos funcionários e virou exemplo de superação. Sorridente, conta que chegou a ser desenganada pelos médicos, mas conseguiu superar a doença. Egle conta ainda que, com a descentralização, pode fazer as sessões de quimioterapia perto de casa. “Moro perto do shopping Interlagos e, antes, tinha dificuldade de locomoção até o centro para fazer as sessões, porque em São Paulo o trânsito é intenso. Achei excelente a proposta de trazer um polo para a região sul. Foi um presente”, disse.

Além de permitir que os pacientes façam o tratamento mais perto de casa e evitem atravessar a cidade, o que ajuda muito na recuperação, já que o pós-tratamento exige cuidados e descanso, a proposta de descentralizar o serviço busca diminuir o tempo de espera por atendimento na matriz, que chega a atender 20 mil pacientes ao mês, com uma média de 700 a 800 atendimentos por dia.

“Estamos trabalhando em várias frentes para melhorar e agilizar o tratamento oferecido pelo SUS, para que todos, independentemente das razões pelas quais procurem os nossos serviços de assistência, sejam atendidos com qualidade e de forma humanizada. A inauguração deste Posto Avançado de Quimioterapia, no bairro Alto da Boa Vista, é mais uma conquista importante não só para os moradores de Santo Amaro, mas para toda a população da região Sul de São Paulo”, afirmou Tania Zogbi Sahyoun, coordenadora de saúde da região.

O Polo de Quimioterapia está localizado no primeiro andar do prédio onde fica o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) III Alto da Boa Vista na Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, 386, Santo Amaro e atende de segunda a sexta, das 8h às 17h. O tratamento é feito pelo Sistema Único de Saúde - por meio da Agenda Regulada da Secretária Municipal da Saúde.

 

Serviço:
Posto Avançado de Quimioterapia
Endereço: Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, 386, Alto da Boa Vista - Santo Amaro.
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

Por Tatiana Ferreira