Cambuci no Mercado de Santo Amaro: atrações unem cultura e potencial econômico.

SUPERVISÃO DE CULTURA E MERCADO DE SANTO AMARO UNEM TRADIÇÃO E POTENCIAL ECONÔMICO NA ROTA DO CAMBUCI NESTE FIM DE SEMANA.

 A VI Rota do Cambuci chega ao Mercado de Santo Amaro nos próximos dias 12 e 13 de setembro, sexta e sábado das 10 às 17h.com uma série de novidades que irão atrair o paulistano para o potencial cultural, gastronômico e socioambiental do fruto. A festa está programada para acontecer com a presença de produtores de diversos municípios, como Natividade da Serra, São Lourenço da Serra, Paraibuna, Rio Grade da Serra, Mogi das Cruzes e São Paulo (Parelheiros), com atrações musicais típicas, como orquestra de viola e apresentações dos músicos de raiz, Betto Ponciano, Paula Dundee e Leo Lima, além de conceituados escritores cordelistas da Caravana de Cordel como Varneci Nascimento e Cleusa Santos.

“Programamos atividades regionais para combinar com o aspecto socioambiental, de resgate da memória regional e do valor afetivo do Cambuci para os paulistanos”, diz Andrea Sousa, da Supervisão de Cultura da Subprefeitura de Santo Amaro. A Rota do Cambuci é coordenada pelo Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental em parceria com onze municípios paulistas, por onde passa até o final do ano, com encerramento no Mercado Municipal de São Paulo.

Além da comercialização de produtos à base do fruto, como licores, sorvetes, molhos ou cosméticos, que vêm permitindo a geração de renda com a conservação da mata nativa, a Rota do Cambuci no Mercado de Santo Amaro contará com ações educativas, como o plantio de mudas da espécie na escola municipal vizinha ao espaço.

A valorização deste fruto ameaçado de extinção, que só ocorre nas vertentes da Serra do Mar, vem crescendo em várias frentes, com a articulação dos produtores familiares em torno de um Arranjo Produtivo Sustentável, que permitirá a comercialização de dez toneladas do fruto até o final de 2014. Ou na organização de roteiros turísticos nos municípios, inspirados nas tradições em torno do Cambuci.

 

 

Saiba mais no site da AHPCE clicando aqui.