Subprefeitura Santo Amaro realiza mais uma reunião sobre o Programa de Metas e Plano de Obras

No dia 30 de Novembro de 2013, a Subprefeitura Santo Amaro realizou a audiência do Programa de Metas e Plano de Obras. A reunião contou a presença do Subprefeito, Secretária Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão e moradores do bairro.

O Subprefeito de Santo Amaro e a Secretária de SEMPLA iniciaram a audiência expondo as metas mais priorizadas pela população, são elas: UBS (Unidade Básica de Saúde) - que está prevista para 2015. Foi discutido também questões de mobilidade, como corredores de ônibus na região na, Av. Nossa Senhora do Sabará (7,6 km), e um na Av. Miguel Yunes (4,2 km), além desses a região terá um corredor norte/sul (6,7 km) – essas melhorias nos transportes estão previstas para 2015. Em relação à habitação, a região tem a previsão para construir 257 unidades e, até 2016 há um projeto de construir 751 moradias.

Foi apresentado pela Sempla um balanço de todo o processo participativo, que teve início em abril deste ano, com a realização de 35 audiências públicas para apresentação do Programa de Metas 2013-2016. Cerca de seis mil pessoas participaram dessas audiências e apresentaram cerca de nove mil sugestões ao texto original. Essas sugestões foram sistematizadas e grande parte delas foi incorporada ao Programa de Metas e integrada ao PPA 2014-2017. Numa segunda etapa, efetivada em agosto, a população pôde conhecer as metas definidas por região, já com as alterações geradas a partir das primeiras audiências. Foram 32 novos encontros, nos quais os presentes indicaram as metas prioritárias para o orçamento de 2014 em cada região.

A primeira versão do Programa de Metas apresentava 100 metas, número ampliado para 123 após a participação social nas audiências públicas. No final de setembro, a Prefeitura entregou à Câmara Municipal os projetos do Plano Plurianual (2014 – 2017) e da Lei de Orçamento Anual de 2014. Nesses encontros, a população conheceu, ainda, a proposta de criação do Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento.

Também foi entregue aos participantes a Versão Final Participativa do Programa de Metas 2013 – 2016, que contém as fichas de cada uma das 123 metas, agrupadas em 20 objetivos estratégicos. Esse documento traz algumas novidades: a primeira é que todas as fichas estão com as metas regionalizadas e são integradas por mapas indicando a quantidade de equipamentos por subprefeitura.

A segunda é que cada meta tem o custo total divulgado, deixando claro quanto será gasto em cada obra ou intervenção. A nova versão também está disponível para a população nas subprefeituras.