12/01/2012 11h57

Share

SANTO AMARO – 460 ANOS

Com direito a programação especial para comemorar o aniversário.

No próximo dia 15 de janeiro, o bairro de Santo Amaro completa 460 anos de sua fundação. Para comemorar a data, a Subprefeitura Santo Amaro, em parceria com a Associação Comercial de São Paulo – Distrital Santo Amaro - e com o Sesc Santo Amaro, preparou uma programação diversificada com atividades culturais, esportivas e de lazer.
Veja a programação completa e prestigie:

10 à 31 de janeiro:
Casa de Cultura Manoel Cardoso de Mendonça (praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434)
Exposição: “Carro de Boi, falas ao vento…” - O centenário alpendre da Casa de Cultura de Santo Amaro recebe o carro de boi, parte da coleção do artista plástico Nato L, constituída de 20 autênticos carros de boi. “Carro de Boi, falas ao vento...", título escolhido por mim em homenagem à escritora Cecília Meireles para mostra pública: "considero-a o resultado de um percurso plástico muito pessoal e solitário, onde a técnica, a paixão, a expressão criativa e o senso poético se unem formando paisagens fantásticas, no clima do Brasil colonial, ao mesmo tempo nostálgico e sombrio”, diz o artista -

13 de janeiro
SESC Santo Amaro (av. Amador Bueno, 505)
• Exposição "Em um lugar do passado de Santo Amaro", do artista plástico Algacyr da Rocha Ferreira, com uma retrospectiva dos logradouros do bairro (até 15 de janeiro).
• Exposição dos cartazes históricos de eventos em Santo Amaro (até 15 de janeiro).
• Exposição "Usos e Costumes dos Romeiros de Santo Amaro" (até 15 de janeiro).
• 19h30 - Abertura oficial
• 20h - Show "Versão Brasileira", com Claudio Goldman (participação especial de Sara Belz).

14 de janeiro
Paço Cultural Júlio Guerra (pça Floriano Peixoto s/nº)
• 14 h - Abertura da "1° Mostra de Arte e Meio Ambiente" Mostra Coletiva de Artes – de 14 a 28 de janeiro - Produção Cultural e Curadoria: Carlos Augusto de Almeida. (Até 28 de janeiro)
• 15 h - Baile Comemorativo ao aniversário do bairro de Santo Amaro. Produção e apresentação Neli Silveira e participação do Grupo Caminho Livre da U.B.S. Vila Arriete.
• 17h - Parabéns e Doce do aniversário do bairro. Organização Cristina Sansigolo e Casa de Cultura Cora Coralina.

15 de janeiro
• 7h30 - Prova Aniversário de Santo Amaro – corrida e caminhada - SESC Santo Amaro (Av. Amador Bueno, 505)
• 13 h - Torneios de Xadrez pelo aniversário de Santo Amaro, com organização e arbitragem de Sérgio Melo e Associação Galeria de Xadrez Borba Gato - Paço Cultural Júlio Guerra (pça Floriano Peixoto s/nº)
• 15h00 às 19h30 – Mercado Sertanejo - ponto de encontro de músicos, cantores e artistas sertanejos, onde é apresentada a legítima e boa música caipira, sob o comando do "Duo Rouxinóis do Sertão" [Cida e Silva] – Casa de Cultura Manoel Cardoso de Mendonça (praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434)
• 17h - Missa do aniversário de Santo Amaro, celebrada pelo bispo Dom Fernando Antônio de Figueiredo, da diocese de Santo Amaro – Colégio Jesus Maria José (Av. Adolfo Pinheiro, 893)

Dia 16 de janeiro
20h30 – Mercado Samba da Vela - verdadeiro culto ao samba com recepção calorosa da comunidade! Encontro de sambistas que apresentam suas obras diretamente ao público. Compositores, cantores, músicos e simpatizantes reunidos entorno da vela, cantando letras sobre o cotidiano, que pulsão ao ritmo das palmas que marcam o samba até que a vela se apague decretando o final da cantoria, quando a comunidade é convidada a compartilhar delicioso caldo quente. Coordenação: Comunidade Samba da Vela - Casa de Cultura Manoel Cardoso de Mendonça (praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434)

Dia 18 de janeiro
Biblioteca Municipal Belmonte (r. Paulo Eiró, 525)
Exposição "Extra! Extra! Extra! Jornais Santamarenses: do Município ao Bairro, do Manuscrito à Editoração Eletrônica", com os jornais históricos de Santo Amaro (até 24 de janeiro)

Dia 19 de janeiro
das 17h30 às 19h30 - Choro em Evidencia - Quinta feira - inclusão cultural e social. Choro e Samba de Raiz. Coordenação Junior de Sousa - Casa de Cultura Manoel Cardoso de Mendonça (praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434)

Dia 21 de janeiro
10h00 às 12h30 – Oficina de Capoeira - busca desenvolver a criatividade e coordenação motora e rítmica por meio da dança e música, oferecendo aos participantes o contato com a cultura afro-brasileira. Orientação: Mestre Formiguinha [Alex Santos] - Casa de Cultura Manoel Cardoso de Mendonça (praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434)