Inscrições abertas para o Conselho Gestor de oito parques municipais

Serão sete parques da região Centro – Oeste, sendo eles Aclimação, Buenos Aires, Trianon, Independência, Vila dos Remédios, Colina São Francisco e Previdência, e um representante da região Sul, o Parque Jacques Costeau.

Desde o dia 1º de maio até o dia 17 de junho, estão abertas as inscrições para candidaturas dos Conselhos Gestores dos parques Aclimação, Buenos Aires, Trianon, Independência, Vila dos Remédios, Colina de São Francisco, Previdência e Jacques Costeau, administrados pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. As inscrições podem ser realizadas em qualquer dia da semana, na administração dos parques, no horário de funcionamento dos equipamentos.

Para se candidatar à vaga no Conselho é necessário ser maior de 18 anos e residir (a) no município de São Paulo. As inscrições só poderão ser efetuadas mediante apresentação de comprovante de residência, RG, CPF e foto 3x4 recente. Além disso, o candidato deve apresentar uma carta de intenção.

Os parques Trianon e Independência podem receber candidatos que trabalham ou moram em qualquer região de São Paulo. Nos demais, as candidaturas e votações só podem ser feitas por moradores ou trabalhadores das regiões abrangidas pelas Subprefeituras onde estão inseridos os equipamentos municipais.

Para votar é necessário ter mais de 16 anos e, também, residir na capital paulista. É indispensável apresentar um documento original com foto e comprovante de residência. As eleições acontecem no mês de julho, em dois domingos, no dia 12 nos parques Aclimação, Buenos Aires, Trianon e Independência e 19, nos parques Vila dos Remédios, Colina de São Francisco, Previdência e Jacques Costeau. A votação será divida em dois horários. Primeiro serão votadas as entidades, das 9h às 10h, e depois a sociedade civil, das 10h às 16h.

Os Conselhos são formados por, no mínimo, oito (8) membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo eles representantes das categorias ‘sociedade civil’, ‘trabalhadores do parque’ e ‘entidades’. As votações ocorrem a cada dois anos e a atuação dos Conselhos Gestores de Parque Municipais está prevista na Lei Nº 15.910 de 27 de novembro de 2013.

Para que serve um Conselho Gestor de Parque Municipal?
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003, com o fim de garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização dos parques. Com enfoque nas questões socioambientais, os conselhos vêm para fomentar a participação dos munícipes e a integração da comunidade dentro dos parques. Isso culmina na elaboração de planos de desenvolvimento sustentável em âmbito municipal.

RELAÇÃO DE PARQUES E SUBPREFEITURAS

Parque Aclimação
Subprefeituras: Sé e Vila Mariana
Parque Buenos Aires
Subprefeitura: Sé
Parque Trianon
Subprefeituras: Todas Subprefeituras
Parque Independência
Subprefeituras:Todas Subprefeituras
Parque Vila dos Remédios
Subprefeitura: Lapa
Parque Colina de São Francisco
Subprefeitura: Butantã
Parque da Previdência
Subprefeitura: Butantã
Jacques Costeau
Subprefeitura: Capela do Socorro