EIXO HISTÓRICO DE SANTO AMARO – CAMINHO SAGRADO, TRILHA HISTÓRICA, VEREDA ROMÂNTICA

Subprefeitura de Santo Amaro resgata história do bairro

  Santo Amaro, o único bairro da cidade que já foi município, tem uma sequência-roteiro de espaços e logradouros, que formam seu Centro Histórico; iniciando na Pça. Marcos Manzini em frente à Biblioteca Prestes Maia, segue pela Rua. Ten. Cel. Carlos da Silva Araújo, avança pela Pça. Salim Farah Maluf, chega à Pça. Floriano Peixoto, continua no calçadão Cap. Tiago Luz e culmina no Largo Treze - Igreja Matriz.


Este é o EIXO HISTÓRICO, que foi solo, testemunha e abrigo das “acontencenças” das terras dos Botinas Amarelas e, hoje, é o Patrimônio que exala tradição e cultura. E este conjunto, foi caminho de fé para os romeiros, que iam a Bom Jesus de Pirapora, vereda do sucesso de Inezita Barroso, Tonico e Tinoco que, em carros de bois, seguiam até à Praça da Viola; foi vereda romântica que moças casadoiras e rapazes galantes percorriam até os jardins – hoje Pça. Floriano Peixoto – para praticarem o footing (o flerte sincronizado ao redor do Coreto) e para o garboso público que frequentava o Cine São Francisco.

 

A revitalização deste tesouro histórico, cultural, patrimonial e urbano, se fazia urgente; era uma demanda de mais de 20 anos. A Subprefeitura Sto. Amaro, entendendo sua importância, realizou esta importante obra, respeitando os aspectos ambientais, sociais e culturais, valorizando a tradição e ao mesmo tempo contribuindo com o desenvolvimento sustentável da região.

E em meio a um cortejo cultural, que divertiu e integrou a sociedade civil, em sua pluralidade de segmentos, com performances de solo em diferentes linguagens, artísticas e culturais, entregou a obra de revitalização, neste sábado, dia 14 de março. O cortejo saiu da Pça. Francisco Ferreira Lopes, em frente ao antigo Mercado de Santo Amaro, hoje Casa de Cultura Manoel Mendonça, até o, agora, Calçadão da Praça Floriano Peixoto.

Quase duas centenas de pessoas faziam a entusiasta caminhada, impulsionadas por mulheres amazonas da Romaria de Sto. Amaro, pela bateria de Escola de Samba, por grupos de Maracatu e brincantes da comunidade acadêmica da região.

Foi um grande acontecimento nas terras dos Botinas Amarelas!