CASA DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS DE SANTANA/TUCURUVI É ENTREGUE

No dia 23 de setembro foi inaugurada a Casa de Mediação de Conflitos da Subprefeitura Santana/Tucuruvi.

Na ocasião estiveram presentes entre outros, o Secretário Municipal de Segurança Urbana Benedito Mariano, O Subprefeito Antonio Manoel Esteves e seu Chefe de Gabinete Glauco Cardoso Brilhante

O trabalho das Casas de Mediação de Conflitos busca instituir uma cultura de paz na Cidade de São Paulo, possibilitando que as pessoas envolvidas em conflitos possam chegar ao consenso através da escuta ativa e da dialogicidade.

As pessoas em conflito interpessoal podem se dirigir à Casa de Mediação de Conflitos, onde serão recebidas pelo GCM Mediador, que atua como promotor do restabelecimento das relações interpessoais, capacitado e credenciado a atender em casos de conflitos como:

a) Desentendimentos entre vizinhos;

b) Desentendimento entre familiares;

c) Desentendimentos das relações de consumo;

d) Desentendimento relacionado ao desrespeito ao idoso;

e) Desentendimento relacionado a criança e ao adolescente;

f) Desentendimento referente a barulhos diversos;

g) Desentendimento em ambiente escolar;

h) Desentendimento referente as questões trabalhistas;

i) Desentendimento referente a regularização de terras e loteamentos;

j) Desentendimentos relacionados a falta de cuidado com animais;

k) Desentendimentos referente as intolerâncias;

l) Dentre outros tipos de desentendimentos.

 

OBJETIVOS

O objetivo geral da Mediação Extrajudicial é ofertar a população da Cidade um serviço público que auxilia na melhoria das relações interpessoais entre as pessoas que vivem em comunidade.

O objetivo específico da Mediação Extrajudicial é a diminuição das vulnerabilidades, violências e crimes nas comunidades, ou seja, a diminuição dos números de encaminhamentos às Delegacias, Prontos-socorros, Tribunais e outros Serviços Públicos, numa incessante busca pela cultura de paz.

 

ALOCAÇÃO DAS CASAS DE MEDIAÇÃO NAS SUBPREFEITURAS

 

Para a implantação das Casas de Mediação haverá a realocação paulatina para as praças de atendimento das Subprefeituras visando a melhoria das estruturas físicas e de equipamentos, a distribuição dos novos computadores e destinação dos antigos; a redistribuição dos mobiliários. A gestão de recursos humanos com previsão e provisão de estudo de impacto no remanejamento dos GCM’s mediadores para a Assessoria Técnica do Gabinete do Secretário de Segurança Urbana/ CPMM-E, observando preferencialmente a condição de atuante em mediação de conflitos do servidor, a necessidade de jornada diarista de trabalho e a proximidade com a anterior lotação visando o princípio da economicidade e eficiência do serviço público. Cada Casa atuará com no mínimo 3 (três) GCM’s Mediadores, sendo pensado também, em na criação de um cadastro de reserva (20% por região) de GCM’s Mediadores, para possíveis substituições nos casos de impedimento, desistência, desligamento e afastamentos dos servidores ativos das CMC’s.

 

A Casa de Mediação de Santana fica dentro da Praça de Atendimento da Subprefeitura (Av. Tucuruvi, 808) e funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas.

 

Assessoria de Comunicação

Subprefeitura Santana/Tucuruvi

Telefone 2201-7699 ramal 120