Região Norte promove ações em favor do meio ambiente

Descarte de óleo de cozinha pode ser feito em 43 Unidades Básicas de Saúde que possuem Estratégia Saúde da Família

Em defesa da conscientização por um meio ambiente mais sustentável, a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte) promove diversas atividades por meio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ações como “Adote uma caneca” e “Coleta de óleo de cozinha usado e pilhas” já acontecem em algumas UBS, entre elas a de Vila Penteado, Vila Ramos, Vista Alegre, Jardim das Pedras, Lauzane Paulista, Vila Nivi, Esperança, Teresinha, Jardim Paulistano, Alpes do Jaraguá, Recanto dos Humildes, City Jaraguá, Vila Barbosa e Santa Maria.

A importância do descarte correto

É simples participar dessa mobilização. Basta comparecer a uma das UBS mais próxima de sua casa, e onde haja coleta, e entregar o óleo em uma garrafa pet ou outro recipiente com tampa.

No Brasil, estima-se que mais de 200 milhões de litros de óleo residual de fritura são despejados mensalmente nas pias das cozinhas domésticas. De lá, o caminho é longo, mas o óleo chega aos rios e ao mar. Um litro pode contaminar 20 mil litros de água. Esse é um dos fatores para que haja a separação correta.

Além disso, outro problema de contaminação no solo, lençóis freáticos e que causa dano à saúde da população pelo contato direto e indireto são as chapas de Raio-X. Por isso, a UBS Jardim das Pedras realiza um trabalho de orientação sobre a importância do descarte correto aos funcionários e usuários para a diminuição do impacto ambiental causados pelos resíduos e metais pesados, como o mercúrio, que além de estar presente nas chapas também está nas pilhas.