UBS Carandiru oferece alongamento e exercícios para idosos Atividade melhora postura e mobilidade do corpo

Carandiru, com o apoio da Coordenadoria Regional de Saúde Norte, promove todas as quartas feiras, às 13h30, alongamentos e exercícios físicos leves aos usuários.

 

O alongamento dos músculos é importante na mobilidade do corpo. Ajuda inclusive a melhorar a postura. Além disso, unido aos exercícios aeróbicos leves, o alongamento, quando feito ao menos uma vez por semana, estimula e desperta o corpo. Como forma de oferecer estes esses benefícios aos idosos, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Carandiru, com o apoio da Coordenadoria Regional de Saúde Norte, promove todas as quartas feiras, às 13h30, alongamentos e exercícios físicos leves aos usuários.

“Através das consultas que realizava com os idosos, percebi que a maioria deles não tinha condições de sair para caminhadas. Foi então que surgiu uma oportunidade de expor a situação e, com aprovação da gerência da Unidade, criamos essa atividade”, conta a enfermeira Valéria Sinegália, responsável pelo grupo.

As atividades são instruídas pelo orientador físico da UBS e pela enfermeira responsável. Antes dos exercícios, Valéria afere a pressão arterial dos participantes. Semestralmente é realizada uma avaliação com os idosos. Nela, são verifica-se flexibilidade, equilíbrio e marcha. Os usuários idosos são frequentadores assíduos e obtiveram melhora na saúde de modo geral. Participam deste grupo entre 10 e 15 pessoas, porém, o número de participantes varia conforme a demanda da unidade.

Corpo leve e disposto

O alongamento libera o estresse muscular do corpo, permitindo um preparo físico mais disposto a enfrentar movimentos mais amplos que normalmente são exigidos na natação. “O alongamento deixa o corpo mais leve e os movimentos melhores”, afirma o aposentando participante do grupo Washington Luiz Domingos, que participa regularmente das atividades da UBS Carandiru.

 

Serviço
UBS Carandiru
Rua José Pereira Jorge, 305