Casa de Cultura da Vila Guilherme é um patrimônio cultural e historico da Zona Norte

A Casa de Cultura, inaugurada no ultimo Sabado, beneficiara toda a Região, como um espaço de promoção da cidadania e pela conservação de um importante patrimônio para a historia da região.

 Os moradores do centenário bairro da Vila Guilherme e de toda a zona norte de São Paulo, ganharam duas ações culturais de uma única vez, a partir deste fim de semana.
Neste sábado (11), a região passou a ter um novo equipamento público, a Casa de Cultura Municipal da Vila Guilherme, que levará programações de espetáculos, shows musicais, exposições e oficinas, beneficiando os 55 mil habitantes, considerado-se apenas os moradores diretamentemente beneficiados no bairro. Além disso, o serviço funcionará no tradicional Casarão da Praça Oscar Silva, imóvel tombado pelo Conpresp e datado da década de 1920, que após mais de dez anos de abandono, foi reformado pela Prefeitura de São Paulo.

O prefeito Fernando Haddad visitou neste sábado (11) as instalações do novo espaço cultural e conversou com coletivos de cultura da região.

"É uma casa de cultura, que o bairro não tinha. E o prédio está recuperado, um patrimônio importante da região", afirmou Haddad.


Crédito: Fábio Arantes/SECOM

A abertura da nova Casa de Cultura promoveu durante todo o dia uma extensa programação cultural, incluindo uma feira gastronômica, instalada na praça Oscar Silva. O objetivo era convidar a população a conhecer o novo espaço. "Estamos devolvendo equipamentos que estavam degradados para o usofruto da comundidade", disse o prefeito.

Com a transferência da gestão das Casas de Cultura para a Secretaria Municipal de Cultura, o espaço agora integra a rede de equipamentos culturais administradas diretamente pela pasta. "Em todas as casas de cultura que assumimos, tivemos o cuidado de convidar os coletivos das regiões para indicar os coordenadores. É uma programação desenvolvida junto às comunidades. Aqui a casa tem espaço para uma programação do porte de centro cultural, com muitas atividades", explicou a secretária municipal Mária do Rosário (Cultura).

A abertura do equipamento era uma demanda antiga da comunidade. "Há 20 anos fazíamos reuniões na praça, aqui em frente, já reivindicando um espaço cultural. Foi uma luta durante todo o tempo que ele esteve fechado", conta Nelson Marques, um dos moradores engajados na implantação da casa de cultura.

O novo destino do casarão começou a ser traçado a partir de 2013. Com apoio dos coletivos culturais da região, que mantiveram permanente diálogo com a Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme, o Conselho Participativo aprovou sua reforma com prioridade na votação do orçamento para a região e, no final de 2015, foi iniciada a requalificação do antigo prédio, cujo investimento foi de R$ 1,5 milhão. Com isso, seus cerca de três mil metros quadrados tornaram-se um espaço cultural, com salas para atividades e esposições, além de pátios interno e externo.

História

De acordo com a Seção de Levantamento e Pesquisa do Departamento do Patrimônio Histórico, o edifício de linhas ecléticas foi construído em 1924 para abrigar o Grupo Escolar de Vila Guilherme, criado no ano seguinte. O imóvel ainda conserva suas características originais e retrata o ideal de escola de uma época, na concepção dos espaços e no uso dos materiais.

O prédio constitui exceção entre os edifícios escolares construídos no período da Primeira República. Ao contrário dos demais, o Grupo de Vila Guilherme foi construído por Guilherme Praun da Silva, proprietário do terreno e loteador da região. Por seu porte, o edifício se destacava na paisagem de Vila Guilherme, então formada por casas esparsas e ruas de terra.

Em 1947, o Grupo Escolar passou a se chamar “Afrânio Peixoto”, em homenagem ao médico, literato e político falecido naquele ano. O prédio, que pertencia ao Governo do Estado, foi desapropriado pela Prefeitura de São Paulo em 1956 e funcionou como escola até 1970. Em 1977, o antigo prédio do Grupo Escolar recebeu os escritórios da Administração Regional de Vila Maria e Vila Guilherme (atual Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme), que ali funcionou até 2005.

O edifício do antigo Grupo Escolar de Vila Guilherme é bem de valor histórico e arquitetônico. Por sua integração harmoniosa com o logradouro público e construções vizinhas, também é considerado bem de valor ambiental e foi tombado pelo Conpresp pela Resolução no 10/2013.

Serviço:
Casa de Cultura Municipal da Vila Guilherme – Casarão
Praça Oscar Silva, 111 - Vila Guilherme
Horário de Funcionamento: terça a sexta, das 10h às 20h e sábado das 10h às 18h.

Veja as fotos da abertura da Casa de Cultura da Vila Guilherme