Comitê da Dengue: Condições climáticas e suas implicações para a proliferação do Aedes

As reuniões do Comitê são abertas para a População, sem a necessidade de qualquer inscrição prévia

 

Na manhã do ultimo dia 18/05 na subprefeitura, aconteceu mais uma reunião do comitê de combate a Dengue com representantes da comunidade local. Dentre as pautas abordadas na reunião, o fator clima preponderou, pois a temperatura atual ainda é propicia à criação de novos focos de Dengue.
Nesse contexto, vale a pena conhecer algumas considerações sobre os dados do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas mostrando que, a proliferação do Aedes ocorreu em larga medida devido ao aumento da temperatura do País. A maior parte do Brasil esquentou mais do que a média mundial no último século.
O PBMC registra que o Nordeste, o centro do país e partes da Amazônia aqueceram de 1,2oC a 1,6oC desde 1960, em média. Sendo assim, o número de noites quentes cresceu no país inteiro. Inclusive, em alguns lugares, as temperaturas mínimas subiram 1,4oC por década. Nessa perspectiva, levando em conta que a temperatura mínima é um parâmetro importante para o mosquito, pois, o Aedes precisa de calor e água – fica certo que uma série de noites quentes ou de noites frias pode ser a diferença entre uma nova geração de insetos nascer ou não.
No caso de Santana/Tucuruvi onde o quadro climático tem apresentado as chuvas e o sol dividindo os dias e a noites ao longo dos últimos dias a preocupação com os focos de dengue aumenta na comunidade e leva o comitê a discutir medidas a serem tomadas e a serem mantidas para a prevenção e combate ao Aedes Aegypti

 

O comitê da dengue na subprefeitura Santana/Tucuruvi, faz reuniões regulares nas quais os envolvidos analisam e traçam o planejamento das ações desempenhadas e a serem desenvolvidas, com base nos dados dos diversos profissionais que atuam contra o Aedes Aegypti no dia a dia, como os agentes de saúde e os técnicos da Zoonoses. E as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e também da Chikungunya e da Zika, continuam no centro das discussão do comitê nos encontros que ocorrem regularmente no auditório da subprefeitura, conforme a agenda apresentada abaixo.
O objetivo é o continuo trabalho contra o Aedes, eliminando os focos criadouros e conscientizando a população para diminuir ao máximo os casos de contaminação para proporcionar a melhora na saúde da população.

Agenda do Comitê de Combate ao Aedes Aegypti de Santana/Tucuruvi
A partir das 09:30Hs, no auditório da Subprefeitura.

Junho 1 e 15/6;
Julho 13/7.
PARTICIPE!

 

CONFIRA MAIS FOTOS AQUI!