Imprensa Jovem nas escolas municipais. Inscreva seu Projeto!

A agência de noticias Imprensa Jovem é um projeto no qual o aluno é quem dá o recado, fazendo circular o conhecimento e a informação na escola e na comunidade.

 Consiste na organização de equipes de alunos repórteres, como são chamados os participantes do projeto. Eles discutem e criam pautas, realizam coberturas jornalísticas na escola, na comunidade e até em grandes eventos da cidade. As equipes são responsáveis pelo tratamento da informação e a veiculação dos conteúdos produzidos em diversas linguagens.

 

As reportagens do Imprensa Jovem se baseiam, principalmente, nas entrevistas e depoimentos estimulados pela curiosidade dos alunos repórteres, além do registro realizado em foto e vídeo por eles próprios.

 

O Imprensa Jovem tem como plataformas para divulgação Blogs, Redes Sociais, Podcasts, Sites e ainda, Jornais Murais e Comunitários, Fanzines e programas da Rádio Escolar. A base tecnológica de produção de conteúdo são equipamentos de uso comum como celulares, gravadores analógicos e digitais e o computador.

 

Este é o Imprensa Jovem, um projeto que desperta a curiosidade e o interesse pela pesquisa, estimula do trabalho colaborativo e cooperativo dos alunos e contribui para a Gestão da Comunicação e do Conhecimento na educação.

 

Vantagens

 

Colabora para circulação da informação e do conhecimento dentro e fora da escola.

Amplia as possibilidades de aprendizagem.

Promove a reflexão critica sobre os meios de comunicação.

Potencializa a articulação dos conhecimentos e temas transversais.

Oferece estratégias de aprendizado enfocando a pesquisa, a produção escrita e o uso das tecnologias de comunicação.

Democratiza a comunicação no espaço escolar.

 

 

Requisitos

 

Formatar um Projeto (saiba mais).

Compor uma equipe com um mínimo de quinze alunos e um educador.

Dispor de equipamentos e espaços adequados.

 

 

Saiba mais

 

Dúvidas freqüentes

Material de apoio pedagógico

Inscreva o seu projeto