01/06/2012 17h55

Share

Conheça o trabalho da Defesa Civil

Alerta durante 24h

 A Defesa Civil é um órgão que planeja ações para prevenir e minimizar os efeitos dos desastres sejam eles naturais ou provocados pelo homem. Quando ocorre uma calamidade o trabalho é assistir a população atingida. “Prevenir é salvar vidas” é o seu lema.

Uma megalópole como São Paulo despende grande esforço administrativo. Para melhor gerenciar a cidade foram criadas, em 2002, as Subprefeituras que, divididas em cinco regiões (Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste) travam um contato mais próximo com o munícipe atendendo inúmeras demandas como a Operação Cata-bagulho, buracos nas ruas, poda de árvores, limpeza de córregos, entre outras. Ao todo são 31 Subprefeituras cujo corpo organizacional é composto de várias Coordenadorias e que, trabalhando em conjunto, procuram levar uma maior qualidade de vida a população.

Entre elas uma das mais acionadas é a CODDEC – Coordenadoria de Defesa Civil. A equipe é composta por 16 profissionais que estão alertas durante 24 horas. O Agente de Defesa Civil deve estar sempre em condições de atender com presteza a todas as ocorrências, ter conhecimento básico de primeiros socorros, combate a incêndio e salvamentos diversos.

As atribuições da Defesa Civil são as mais variadas sendo as ações preventivas e recuperativas, de socorro, assistenciais e de busca e salvamento. Esses procedimentos são destinados a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e estabelecer a normalidade social.  Em geral a defesa ou proteção civil deve constituir o processo continuo pelo qual todos os indivíduos, grupos ou comunidades gerenciem os riscos em um esforço para evitar ou amenizar o impacto resultante da concretização desses perigos. Nos distritos de Santana, Tucuruvi e Mandaqui a equipe atende ocorrências das mais diversas causas como vistorias em imóveis com risco de desabamento, enchentes, queda de árvores, atuando com um trabalho integrado com o Corpo de Bombeiros para garantir a tranqüilidade dos trabalhos de resgate. Após os trabalhos do Corpo de Bombeiros a Defesa Civil inicia sua atuação para verificar quanto aos riscos oferecidos à população.

A Defesa Civil atua na esfera nacional, estadual e municipal. Na cidade de São Paulo ela está subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC).

Para apoiar as ações de Defesa Civil foram criados os Núcleos de Defesa Civil, os Nudecs, que são pessoas voluntárias capacitadas pela Defesa Civil, para atuarem de forma integrada com o órgão, como agentes multiplicadores.

O telefone de emergência da Defesa Civil é o 199, pelo qual o cidadão pode solicitar ajuda referentes à deslizamentos, desabamentos, enchentes, inundações, acidentes com produtos perigosos ou qualquer desastre provocado pela natureza ou pelo homem que coloque em risco a segurança da população.