Coordenadoria Regional de Saúde Norte tem atendimento especializado para deficientes auditivos

Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que aproximadamente 15% da população, com idade entre 20 e 69 anos, têm perda auditiva por exposição a sons altos, atividades no lazer ou ruídos no trabalho

O dia 10 de novembro é reconhecido como o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Surdez. O objetivo da data é alertar a população do país sobre a importância da audição e de como a perda auditiva pode ser evitada. O Núcleo Integrado de Saúde Auditiva II Pirituba (NISA) e o Centro Especializado em Reabilitação (CER) III Carandiru, com o apoio da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN) oferecem atendimento especializado à população.
Os exames e serviços ofertados são: diagnóstico audiológico, avaliação, seleção, concessão e adaptação de aparelhos auditivos, bem como reabilitação auditiva. Além desses, a CRSN conta também com outros dois serviços que realizam avaliação audiológica e reabilitação auditiva, são eles: Ambulatório de Especialidades do Tucuruvi e o Ambulatório de Especialidades Walter Elias - Casa Verde.
O paciente com queixa auditiva poderá procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. A unidade realizará os procedimentos necessários para o agendamento em um dos serviços de reabilitação auditiva.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 800 milhões de pessoas sofrem alguma perda auditiva no mundo. A fonoaudióloga, especialista em Audiologia e Promoção de Saúde, responsável técnica e coordenadora no NISA II Pirituba, Cláudia Ragusa Mouradian falou sobre as diferentes tipos de perda auditiva. ”As perdas auditivas não são iguais, pois dependem da causa e localização da lesão, podendo apresentar diferentes tipos, graus e configurações, gerando diferentes agravos de comunicação, principalmente, se considerarmos a idade de aquisição ou detecção da mesma”.

Reabilitação auditiva

Atualmente, o NISA Pirituba conta com mais de 4.000 pacientes e cerca de 8.000 aparelhos auditivos concedidos.
A audição é um sentido fundamental para um desenvolvimento geral e relacionamento humano, sendo essencial a procura por um tratamento adequado no caso de alterações. A alta tecnologia dos aparelhos auditivos e a reabilitação auditiva disponível nesses serviços possibilitam a melhoria na qualidade de vida e a integração social.