Eleições para o Conselho Municipal dos Direitos da Juventude

Lista de candidatos ao Conselho foi divulgada no Diário Oficial de São Paulo

 No próximo dia 02/08 (domingo), os jovens da capital paulista irão eleger os novos representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Juventude. A votação acontecerá em 11 postos, das 08h às 17h. Qualquer jovem entre 15 e 29 anos pode votar, basta apresentar um documento oficial com foto na hora da votação.

A Zona Norte conta três candidatos ao Conselho Lucas, Igor e Luana, contudo, existem candidatos de todas as regiões da capital, o Diário Oficial destaca todos os nomes. Os interessados em participar da escolha dos membros podem comparecer a um dos onze postos de votação espalhados pela cidade, a Zona Norte abrigará três postos o Parque da Juventude, Centro Cultural da Juventude e o CEU Perus.

O Conselho Municipal dos Direitos da Juventude é um órgão autônomo e representativo dos jovens da cidade de São Paulo, tem como objetivo elaborar, fomentar e fiscalizar políticas públicas municipais para a juventude, em colaboração com os órgãos públicos municipais. Além disso, o Conselho tem como missão estimular a participação do jovem junto aos órgãos municipais, desenvolver pesquisas e estudos, promover e participar de cursos, seminários, congressos e quaisquer outros eventos ligados à juventude na cidade de São Paulo.

Em janeiro deste ano, o prefeito Fernando Haddad aprovou a Lei Nº 16.120, mudando a composição do Conselho, com a intenção de ampliar o diálogo entre a população jovem e administração Municipal. Uma das principais mudanças foi tornar sua composição paritária: o número de representantes do governo é igual ao número de representantes da sociedade civil, escolhidos por voto direto pelos/as jovens da cidade, hoje o conselho é formado por 42 cadeiras. Outra alteração importante foi estabelecer que pelo menos metade dos membros do Conselho deve ser mulher, garantindo participação igualitária entre homens e mulheres.

Diário Oficial