Defesa Civil de Santana/Tucuruvi: Prevenção para reduzir acidentes e rapidez para minimizar danos

Órgão tem como objetivo a prevenção de desastres e assistência a população

No domingo 14/06, a área do Mandaqui foi atingida por ventos que ultrapassaram 35 k/h, uma marca bem acima da média da região. Tal fenômeno causou a queda de diversas árvores fazendo com que os munícipes acionassem a Defesa Civil.

A principal ocorrência deu-se na Av. Santa Inês, altura do número 2080. Apesar do elevado número de ocorrências, a equipe chegou ao local rapidamente.
Quinze minutos após a chamada o trabalho de retirada da árvore foi iniciado e houve a normalização do trânsito e energia na região, juntamente com a CET (Companhia de Engenharia de Trafego) e Eletropaulo.

Árvore caída após a ventania do dia 14/06. Foto da equipe de Defesa Civil que realizou a retirada e normalizou a situação no Mandaqui.

A Defesa Civil tem seu funcionamento 24 horas por dia todos os dias da semana e trabalha com o intuito de realizar ações preventivas, de socorro, assistenciais e de recuperação. A fim de auxiliar a população afetada evitando o número de prejuízos e de perdas de vida.

Os chamados que são direcionados às equipes vem através de diversos canais como CCOI – Centro de Controle Operacional Integrado, COMDEC – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Twitter Bombeiro, TV e Internet, Munícipe e CRAS/SAS – Centro de Referência de Assistência Social/Supervisão de Assistência Social.

A partir das ocorrências fichadas pelos atendentes equipe segue imediatamente para o local, o que leva cerca de 10 a 15 minutos.
Para o atendimento efetivo é realizada uma triagem pelos fiscais da Defesa Civil e havendo necessidade são chamados os agentes vistor ou um engenheiro para a visita no local do acontecimento.

O objetivo é sempre atender todas as ocorrências orientando os munícipes ou acionando os órgãos de competência conforme a urgência.

O trabalho deste departamento envolve a prevenção para evitar desastres ou para que os danos não sejam expressivos. Para tanto os agentes contam com uma série de ações: algumas envolvem o monitoramento de locais de risco e orientações aos munícipes, mas o trabalho vai além disso. São realizadas vistorias de rotina e também o monitoramento do clima na região através do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência).

Em situações graves a Defesa Civil atua em parceria com o Corpo de Bombeiros, a GCM (Guarda Civil Metropolitana), Polícia Militar e a CET.

Na foto a Coordenadora da Defesa Civil Maria Hilda dos Santos Pires junto aos veículos utilizados pelos agentes em seu dia a dia de trabalho. 

Defesa Civil e o combate a dengue na região de Santana/Tucuruvi

Em 2015 a Defesa Civil atuou juntamente com os agentes da COVISA (Coordenação de Vigilância em Saúde) no combate ao mosquito transmissor da dengue com a distribuição de panfletos educativos e com carro de som que trazia informações relativas à doença.
Nos meses de verão e chuvas intensas ou, como foi o caso especificamente deste ano, a falta de água gerou o armazenamento da mesma de forma incorreta fazendo com que o combate à doença seja mais trabalhoso e a defesa civil foi de extrema importância no que tange a erradicação da dengue.
 

Todo o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil atende a um fluxograma que será apresentado abaixo: