As obras do Córrego Paciência foram debatidas na Subprefeitura de Santana/Tucuruvi

Audiência Pública das obras de controle de cheias da bacia do Córrego Paciência ocorreu no auditório da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras - SIURB, realizou no dia 1º de julho (terça-feira) audiência pública com a população para apresentar e debater aspectos sobre o projeto básico e executivo das obras de controle de cheias da bacia do Córrego Paciência, localizado na zona norte da cidade.

 

A População lotou o auditório de capacidade para 200 lugares e acompanhou atentamente o evento que foi honrado com as presenças de vereador, autoridades locais e representantes da sociedade civil, notadamente dos Conselhos Participativos e do Meio Ambiente de diversas áreas da zona norte.


A sessão teve inicio às 09:30hs da manhã com a formação da mesa que foi composta pela pelo vereador, pelos Subprefeitos das regionais de Santana/Tucuruvi, Jaçanã/Tremembé, e Vila Maria/Vila Guilherme e pelo Superintendente de Projetos Viários da secretária de infraestrutura,

 

Após as falas inicias de agradecimento pela participação que os membros da mesa dirigiram aos munícipes presentes no evento, houve apresentação de um filme sobre o assunto. Na sequencia, o Superintende expôs, com riqueza de detalhes, o Projeto das obras necessárias para o controle das inundações no Córrego da Paciência.

 

 

A exposição reconheceu que a Bacia do Córrego Paciência vem sofrendo há tempos com o problema das enchentes e que mesmo a manutenção e limpeza do córrego não eliminam a ocorrência delas. Portanto, ainda que ciente do fato de que apenas as atividades de conservação e manutenção não são suficientes, apesar de indispensáveis, para medida de prevenção contra a ocorrência de enchentes, a realização do debate sobre as obras indica que a Prefeitura já se encaminha para resolver definitivamente o problema local.

 

Nessa perspectiva, o superintendente destacou que os problemas de inundação na bacia do Córrego da Paciência estão diretamente relacionados não só com o avançado estado de urbanização da bacia, mas também, com outro fatores relevantes como: as condições de escoamento do córrego, as restrições em pontes baixas, à topografia muito plana da área mais a jusante e a inexistência de áreas de preservação e amortecimento das águas pluviais. Dentro desse contexto, ele explicou que o projeto apresentado prevê a canalização do córrego e a implantação de um reservatório de detenção justamente com o intuito de realizar obras que levam a soluções definitivas para a minimização dos problemas de enchentes na bacia do Córrego da Paciência.

 

Após a apresentação da Secretaria, os presentes foram convidados a se manifestar, momento no qual mais de vinte pessoas da plateia puderam tirar suas duvidas e colaborar para que a assistência conhecesse melhor a obra através dos detalhes e esclarecimentos considerados nas respostas dos subprefeitos e do superintendente.

 

A audiência encerrou em clima de esperança no bom encaminhamento do projeto até sua total realização e na minimização dos problemas de enchentes na bacia do Córrego da Paciência.

Clique aqui

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/infraestrutura/noticias/index.php?p=173975

Para acessar:

Apresentação Vídeo
Audiência Pública Córrego Paciência - Parte 1
Audiência Pública Córrego Paciência - Parte 2
Audiência Pública Córrego Paciência