Região de Santana/Tucuruvi tem mais pontos de iluminação pública que toda a região Centro-Oeste do Brasil

Página eletrônica oferece detalhes sobre etapas e andamento de cada uma das 123 metas para 2013-2016.

A meta de implantação de 18.000 novos pontos de iluminação pública foi superada e antes do previsto. Foram implantados 18.580 novos pontos de iluminação eficiente em espaços públicos.

A população poderá acompanhar o andamento de cada etapa dos 123 tópicos do Programa de Metas 2013-2016 por meio de site apresentado pela Prefeitura de São Paulo. Ferramenta construída de forma participativa em software livre, a página eletrônica já oferece dados referentes a dezembro de 2013 – com atualização das próximas etapas agendada para o mês de maio.

Neste primeiro ano do Programa, das 123 metas estabelecidas, 11 já foram concluídas e 109 estão em andamento - destas últimas, 70 já com benefícios diretos entregues à população. Entre as metas cumpridas estão a implantação de 12 novos Consultórios na Rua com tratamentos odontológicos e relacionados ao abuso de álcool e outras drogas (meta 11), a instalação de 18 mil novos pontos de iluminação pública eficiente (meta 74), as novas modalidades temporais de Bilhete Único (meta 94) e a criação de 150 km de faixas exclusivas de ônibus (meta 96).

Programadores, pesquisadores, membros de organizações ligadas à defesa de dados abertos e conselheiros municipais participaram da criação do sistema, com o objetivo de fornecer informações pontuais de maneira simples e clara.

Para que os cidadãos possam acompanhar o desenvolvimento da gestão a partir dos seus interesses, o sistema possibilita a filtragem de metas por subprefeitura, por CEP, por temas, e, quando for o caso, apresenta mapas de localização de equipamentos e ações. Outra possibilidade é inscrever-se para receber notificações sobre o andamento de uma meta por e-mail.

O Programa de Metas da Capital foi elaborado de maneira participativa. Em abril de 2013, o prefeito apresentou a primeira versão do projeto, estruturado em três eixos temáticos: Compromissos com os Direitos Sociais e Civis, Desenvolvimento Econômico Sustentável com Redução das Desigualdades e Gestão Descentralizada, Participativa e Transparente.

A partir deste documento foram realizadas naquele ano um total de 99 audiências públicas, abrangendo todas as subprefeituras da cidade, com a participação de aproximadamente 11 mil pessoas. Foram apresentadas cerca de 10 mil sugestões de aprimoramento, modificação ou inclusão de metas. O resultado do trabalho foi a incorporação de 28 metas e inclusão de um novo objetivo, totalizando 123 metas e 20 objetivos.