Revitalização da avenida Cruzeiro do Sul prevê ciclovia e espaço para pedestres

Trecho entre as vias Coronel Antônio de Carvalho e Ataliba Leonel terá ciclovia e espaço para pedestres, além de paisagismo com plantio de grama

A avenida Cruzeiro do Sul, na região de Santana, Zona Norte, está sendo revitalizada pela Prefeitura. O trecho entre a rua Coronel Antônio de Carvalho e a avenida General Ataliba Leonel, com cerca de 650 metros, terá passeio para os pedestres e ciclovia, além de reforço de iluminação e novo paisagismo com plantio de grama. A reforma da área, que fica embaixo da linha 1/azul do Metrô, é uma demanda antiga de moradores e comerciantes do bairro.

De acordo com o subprefeito de Santana/Tucuruvi, Carlos Roberto Candella, o canteiro central será gramado em quase toda extensão da obra. Apenas no trecho de 30 metros localizado em frente à estação Carandiru do Metrô o espaço recebeu paralelepípedo. “Em 99% do espaço entre as vigas e pilares a área é gramada”.

O trecho com as pedras, que antes era gradeado, será fechado com uma cancela para a própria segurança dos pedestres. “O próprio Metrô solicitou o fechamento do trecho para que as pessoas não façam a travessia (da via) por ali”, explicou o subprefeito. Ele cita que a transposição da avenida deve ser feita pela faixa de pedestres e não pelo trecho em frente à estação, que fica em uma área movimentada de veículos.

A obra completa na avenida Cruzeiro do Sul, que foi orçada em R$ 1,02 milhão, tem previsão de término para o próximo mês.

Grafite

Nos trechos gramados, segundo Candella, um pequena barreira de paralelepípedo foi colocada junto aos pilares apenas para proteger os grafites, que são realizadas pelos artistas do Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU). “Em volta dos pilares fizemos o afastamento para evitar vandalismo e proteger o grafite”, explicou.

Moradores de rua

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) atua diariamente na região da Avenida Cruzeiro do Sul com os orientadores sociais do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). Cerca de 450 moradores em situação de rua foram abordados pelas equipes da secretaria, os quais 429 aceitaram o encaminhamento para os serviços da rede.

O trabalho consiste na identificação, aproximação e escuta dos moradores em situação de rua e, aos que aceitam, encaminhamento para a rede de proteção social, como Centros de Acolhida.

Nas proximidades da Avenida Cruzeiro do Sul, a secretaria conta com quatro Centros de Acolhida (São Francisco de Assis, Portal do Futuro, Estação Vivência e Zaki Narchi), que funcionam por 16 horas e 24 horas. Os espaços oferecem banho, jantar, pernoite e café da manhã e atividades socioeducativas.