Reunião sobre a Lei de Zoneamento desperta interesse nos moradores

A Associação Comercial de Pirituba convidou os representantes desta Subprefeitura para comparecer na reunião sobre a Lei de Zoneamento, onde foram apresentadas as novas regras válidas por 15 anos que pretendem valorizar a cidade

Nesta última quinta-feira, os moradores puderam conhecer sobre o novo projeto de Lei de Zoneamento que aconteceu nas dependências da Associação Comercial de Pirituba, localizada na Rua Luís Braille nº 8. O evento foi praticamente uma aula sobre o zoneamento em Pirituba e demais regiões de São Paulo.

Os esclarecimentos sobre a nova lei que deve mexer com a vida dos paulistanos ficaram por conta do vereador e também relator da Lei de Zoneamento. Na oportunidade, o vereador apresentou uma visão ampla do tema e sanou as dúvidas dos moradores.

Os principais pontos abordados foram as regras do zoneamento que definem, por exemplo, onde são permitidos indústrias, residências e comércios e como os imóveis devem ser construídos nos terrenos ou lotes, de modo que estabeleçam um melhor vínculo com a vizinhança e melhore o desenvolvimento da cidade.

Vale lembrar que a Lei de Zoneamento trata da revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo, dessa maneira será estabelecido um conjunto de regras de parcelamento, uso e ocupação do solo que irá definir as atividades que podem ser instaladas nos diferentes locais da cidade.

A lei, que tem horizonte temporal até 2029, tem o objetivo de mudar a configuração da região para valorizar o bairro, garantir moradia digna, melhorar a mobilidade e a qualidade de vida, além de garantir a preservação ambiental, estimular o comércio da região, gerar empregos e promover o desenvolvimento econômico.

Para o vereador a cidade será humanizada. “Devemos pensar São Paulo para 15 anos, pois a lei irá mexer com a vida de cada um, independente da classe social”, conclui o relator.

A reunião teve 4 horas de duração entre apresentações e posicionamento sobre o zoneamento. Na ocasião, estiveram presentes cerca de 200 pessoas, a maioria líderes comunitários e moradores que buscavam se posicionar sobre as alterações da nova lei e esclarecer as dúvidas. O encontro também contou com a presença do Chefe de Gabinete e alguns representantes da Subprefeitura Pirituba/Jaraguá e da Secretária de Coordenação das Subprefeituras.

No dia 07 de abril será realizada uma nova reunião. Nesse encontro, o projeto será reapresentado à população da região de Taipas.

Essa reunião foi importante para que todos os moradores pudessem opinar sobre o futuro da cidade!