Haddad destaca importância da união de povos durante 9ª festa da comunidade boliviana

Evento, que acontece até domingo (9) no Memorial da América Latina, reúne gastronomia, artesanato e apresentações de danças

Neste final de semana (dias 8 e 9) a cidade de São Paulo recebe a 9ª Festa Multicultural da Comunidade Boliviana, realizada no Memorial da América Latina, zona oeste da cidade. O evento reúne apresentações de danças e canções tradicionais das fraternidades e de grupos folclóricos de bolivianos radicados em São Paulo. Durante a abertura, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, destacou a importância da união de povos para a cidade de São Paulo.

“São Paulo é uma cidade feita por migrantes e imigrantes e que graças a Deus todos nós vivemos em paz e recebemos os nossos irmãos de todas as partes do mundo, de todas as partes do Brasil e sabemos conviver em harmonia. Essa harmonia tem que ser conquistada a cada dia. Não podemos dar margem para a intolerância, dar margem para a violência”, afirmou Haddad.

A festa celebra ainda os 190 anos de Independência do país, que tem uma das comunidades imigrantes que mais crescem no Brasil. Além dos desfiles de treze grupos folclóricos, a festa conta com uma feira artesanal e gastronômica, com o melhor da arte e cozinha boliviana.

“Aqui em São Paulo os bolivianos são muito bem-vindos e é muito importante que nós, por meio de festas como esta, possamos fortalecer os laços de amizade entre nós brasileiros não só com os bolivianos, mas com todos da América Latina”, afirmou o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy.

Segundo estimativas da sociedade civil, atualmente cerca de 300 mil bolivianos vivem na cidade de São Paulo. “São Paulo é conhecida como a cidade dos mil povos. É uma cidade que foi construída por migrantes e imigrantes do Brasil e do mundo. Então para nós é uma satisfação celebrar a independência da Bolívia, uma comunidade tão numerosa aqui em São Paulo”, disse Haddad.

Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita de São Paulo e coordenadora do Comitê Integrado de Subprefeituras (CIS), Nádia Campeão, além dos secretários municipais Nabil Bonduki (Cultura) e Vicente Trevas (Relações Internacionais e Federativas).


Serviço:

Local: Memorial da América Latina
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
Data: 8 e 9 de agosto
Horário: a partir das 9h45
Entrada: 1 quilo de alimento não-perecível

Leia mais:

Prefeitura lança 1º Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Escravo
Feira de bolivianos da rua Coimbra é regularizada após 11 anos de luta
Prefeitura e Caixa assinam acordo que facilita abertura de contas bancárias para imigrantes do Mercosul
8ª festa multicultural da comunidade boliviana é realizada na cidade

De Secretaria Executiva de Comunicação